É como um professor francês classifica os bonecos azuis criados por Peyo, depois de estudar a história dos Estrumpfes e ter "encontrado vários valores totalitários". Que "descobrirá" ele a seguir?
A meu ver a história "Os Schtroumpfs Negros" é um ataque à mistura racial, vidé o grito de pânico, quando os negros vão atacar a aldeia onde vivem os resistentes azuis: "vêm aí os negros!". Por alguma razão, nos States a história, passada a desenhos animados, ficou "Os Smurfs (como lhes chamam por lá) Roxos"... Já quanto a totalitarismo a crítica também é ridícula pois "O Schtroumpfíssimo" é uma denúncia das derivas ditatoriais. A meu ver a sociedade dos azulinhos é uma sociedade tradicional, em que a autoridade do mais velho é respeitada e serve de base a toda a organização social, sendo a harmonia vigente aceite como um bem e não uma imposição de cima.
Muy "bueno" para el francés. A chatice é que o professor foi lá meter-se com o Estaline. Tivesse sido com o Hitler ou Mussolini, já estariam todos satisfeitos. Abraço!
Mas ele acredita que os estrunfes existem? Coitado.
ResponderEliminarCumpts.
Estrunfes totalitários? Isso só pode correr bem...
ResponderEliminarA meu ver a história "Os Schtroumpfs Negros" é um ataque à mistura racial, vidé o grito de pânico, quando os negros vão atacar a aldeia onde vivem os resistentes azuis: "vêm aí os negros!". Por alguma razão, nos States a história, passada a desenhos animados, ficou "Os Smurfs (como lhes chamam por lá) Roxos"...
ResponderEliminarJá quanto a totalitarismo a crítica também é ridícula pois "O Schtroumpfíssimo" é uma denúncia das derivas ditatoriais.
A meu ver a sociedade dos azulinhos é uma sociedade tradicional, em que a autoridade do mais velho é respeitada e serve de base a toda a organização social, sendo a harmonia vigente aceite como um bem e não uma imposição de cima.
Muy "bueno" para el francés. A chatice é que o professor foi lá meter-se com o Estaline. Tivesse sido com o Hitler ou Mussolini, já estariam todos satisfeitos. Abraço!
ResponderEliminar