Palpites e Palpitações

A Ciência deslumbra-se com tudo o que descobre, mesmo que seja uma abertura de portas escancaradas: apurou agora que o acto de perdoar induz vantagens cardíacas, quando a vox populi há muito garantia que quem perdoa tem um grande coração. Mas se, fisicamente, nos trouxe a vantagem de orientar-nos para sofrimento diminuído, no plano ético a consequência é bastante mais parda. Doravante, pairará sobre cada concreto acto de perdoar a suspeita peçonhenta de interesseirismo em vista à manutenção da própria saúde, como já antes, psicologicamente, se havia detectado uma motivação menos altruísta na libertação do jugo obsessivo e  definhador do Ressentimento. Só o Génio da Religião foi capaz de identificar o Sofrimento Maior com o perdão absoluto, nos cultos do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria.

4 comentários:

  1. Perdoar só está alcance dos grandes,Querido Paulo, e esses não estão preocupados com as evidentes vantagens cardíacas. No que me toca, sou mais de perdoar mas não esquecer, o que me inclui automaticamente no grupo dos interesseiros :))

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Está a Querida Ariel a ver, eu ainda estou uns bons patamares atrás, vejo esse estádio como um ideal a atingir, mas ainda me reconheço longe dele! Mais uma razão - como se necessário fosse - para A tomar como Exemplo.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Paulo,

    Em concorrência directa com as principais Religiões, os cientistas entraram no século XX de mãos dadas aos ateístas, anunciando a morte de Deus, e percorreram-no produzindo os seus próprios milagres, na esconsa esperança de poderem eles próprios tornar-se em deuses. O que me diz esta brilhante "descoberta científica" é que Deus se terá compadecido deles e que para este século XXI, para além do perdão concedido, resolveu ainda acrescentar-lhes ao génio com que os dota, também um pouco de juízo!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu Muito Caro Pedro,
    sim, só Dessa Cola Sagrada para restaurar a aparência dos ídolos de pés de barro que os sábios sem Sabedoria se revelaram, ao ponto de risivelmente se aproprirem do que escapa aos limites do respectivo campo.

    Grande abraço

    ResponderEliminar