Igno!

O Doutor Borges é um ignorante. Comprovadamente, das regras mínimas de convivência; de forma certa e segura, da repugnância que o despeito causa. A sua invectiva de «ignorantes», porque dirigida aos Empresários, teria, à partida, a potencialidade mobilizadora do insulto que ferisse os ricos, eterno e triste consolo das massas em tempos de dificuldades. Mas, porque o homem é um ignorante da realidade que o rodeia, não percebe que o sofrimento que o governo de que é guru causa se revela tão agudo que, excepcionalmente, a população não cai na demagogia dos manipuladores de massas e dá a culpa a quem a tem, a Política e respectiva classe, que melhor se define pela falta da mesma, embora noutro sentido.
O frustrado economista poderia, como no passo eciano célebre, ter chamado de «bêbados» todos aqueles que não cantassem hossanas ao planozito que tão triunfalmente congeminara. Mas não era bastante para uns ingratos, certamente, no seu conceito, enriquecidos por acasos ou vias piores, que se recusaram a celebrá-lo! Afinal, a bebedeira passa depressa... Lembrou-se, então de que lhe restavam diplomas e reputação académica. E, vai daí, toca a desabafar, brandindo um epíteto que marcasse a diferença, face à autoridade que ainda pensava ostentar. Esquece que um especialista está (de)pendente de um único fio que o segura. Se ele cede, nada lhe resta. A presente administração, por si tão informada, meteu os pés por todo o lado na previsão da receita fiscal, para não irmos mais longe. Lá foram as certificações do arrogante e impenitente expert sabe Deus para onde, levadas pelo autoclismo do desengano correspondente ao cataclismo que vivemos. Que resta do Dr. Borges? A Ignorância que nem os títulos universitários tornam douta!
A pintura é Do Especialista Para os Conhecedores, de Goran Djurovic´

4 comentários:

  1. Magistral análise, tão diferente do que para aí abunda sobre o assunto...

    Ab
    Tiago

    ResponderEliminar
  2. Só mesmo o meu querido amigo Paulo para fazer uma análise tão límpida, certeira e contundente.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. De facto Mista António Goldman-Sachs Borges deve saber bem do que fala... Não é corrente entre os seus pares da alta-finança mundialista a preocupação com empresários e trabalhadores que realmente produzem para uma sociedade bem ordenada. Pela boca morre o peixe... Abraço amigo!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, Meu Caro Tiago, talvez a originalidade se deva a ainda subsistir um temor reverencial perante o currículo académico ou de actividade exercida em instituições internacionais que paralisa a pontaria da Crítica.

    Querida Ariel,
    detesto maus perdedores, grupo em que o Consultor se esforçou por incluir-se...

    Meu Caro Marcos,
    bah, pois se todos esses inúteis, desde que discordem do "sábio", são uns «ignorantes»!

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar