A Verdadeira Besta Negra

A tara de transformar um orangotango fémea em escrava sexual nem é bem notícia, mas merece reflexão. Prostituta é que não parece que tenha sido, já que a intencionalidade do ganho em troca do servicinho não consta.
Quanto à "fantasia", como agora se insiste em chamar a baixezas de variado recorte, execro o eufenismo Zoofilia com que a rebaptizaram, por ser uma ironia sinistra, em função do acto forçado a que refere. Seria como chamar "ginófilos" aos violadores de Mulheres. Prefiro de longe a antiga designação de Bestialidade, não, como criam os nossos antepassados, por a felicidade descritiva assentar no ente que sofre, antes por elucidar quanto ao inflictor do sofrimento.
Mas há outro ponto a considerar: Orangotango, na língua do Burnéu e de Sumatra, significa "Homem do Bosque" e assim procurou designar o bicho que os optimistas naturais da zona achavam mais parecido com a nossa decaída espécie. Foi uma intuição, lá isso foi, mas prefiro-a na formulação retirada de Pio Baroja, quando definiu o grupo animal a que me envergonho de pertencer:
«O Homem? Um milímetro acima do Macaco, quando não está um centímetro abaixo do Porco». Sem ofensa para os Suínos

4 comentários:

  1. Querido Paulo, Comecei a ler o texto e reconheci-lhe de imediato a autoria. :-)

    bem querer

    ResponderEliminar
  2. Querida Júlia,
    Que Bom, saber de Si!
    E, ainda por cima, tranquilizando-me quanto à subsistência de uns restos deste Seu amigo e admirador!

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Com a perspicácia que lhe é peculiar, o Paulo dá-nos conta de uma notícia que é simultâneamente degradante e obscena e trata o assunto como deve de ser chamando os bois pelos nomes. De facto estamos perante uma civilização à beira do fim. E como as que a antecederam, esta também irá provocar horrores antes de ser eliminada. O pior são os milhões de inocentes que sem culpa alguma irão apanhar pela medida grande.
    Maria

    Obs.: E nada de estados depressivos! Tudo passa neste mundo, até este inferno em que nos encontramos mergulhados terá o seu fim. Entrementes, para nos abstrairmos dele e preservarmos o que nos resta de saúde mental, nada de ler jornais (salvo "O Diabo") ou ouvir notícias televisivas que (calculìsticamente) só nos provocam ou agravam as depressões. A blogosfera, aquela que vale a pena seguir, faz o mesmo serviço com a vantagem de que muito melhor. E ademais possui o enorme mérito de falar verdade e de nos transmitir esperança e tranquilidade de espírito. É tudo quanto basta.

    ResponderEliminar
  4. Querida Maria,
    tem tanta razão que nem percebo como podem os "opinion makers" assobiar para o lado e dizer que é o fim... mas da macacada. Terá a identificação simiesca progredido a tal ponto? Final por final, fosse eu optimista e ansiaria pelo da Espécie: não foram os Maias que o deram para este ano? Infelizmente o cepticismo não me permite imaginar que seja mais do que alimento do delírio de esotéricos.
    A depressão só atinge quem depostou esperanças em alguma coisa, Não é o caso deste Seu servidor, quanto a emanações terrenas. Que passem, então, porque a minha própria passagem não aponta para destino muito mais tranquilizador.

    Beijinho

    ResponderEliminar