As Raízes


«Senhora da Azenha», Dazkarieh.

Regressando à música nacional, trago desta vez os Dazkarieh que, em conjunto com grupos como os Galandum Galundaina, Uxu Kalhus e os próprios Sangre Cavallum, formam uma nova geração de bandas portuguesas que fundem sonoridades tradicionais com elementos contemporâneos. Bom, de facto, não é uma tendência propriamente nova, mas tem vindo a ganhar atenção e popularidade em Portugal. Os Dazkarieh, por exemplo, já existem desde 1999. Depois de marcarem presença nos principais palcos folk do nosso país, percorreram o mundo com esta fusão musical, feita de instrumentos típicos portugueses como o adufe e o cavaquinho. Com um novo disco editado há dias, «Ruído do Silêncio», a banda encontra-se neste momento numa autêntica volta a Portugal para promover o mais recente trabalho. É de aproveitar.

4 comentários:

  1. Estou sempre a aprender sobre Música Portugusa - da tradicional à moderna -, com o meu Amigo Miguel Vaz.
    Bem-hajas.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Uxu Kalhus é mau de mais em todos os sentidos... No entanto aproveito para sugerir um outro nome. Trata-se dos Bailenda, um novo quarteto que inclui 3 membros de Sangre Cavallum. Dedicam-se à recuperação, interpretação e reinterpretação da música tradicional portuguesa e têm tocado um pouco por todo o país.

    ResponderEliminar
  3. Caro Manuel Pinto de Rezende,
    Os Dazkarieh são uma grande banda. Abraço.

    Caro João,
    Também estou sempre a aprender neste blogue, graças a ti e aos nossos convivas. Grande abraço!

    Caro NCP,
    Uxu Kalhus não é assim tão mau, mas compreendo que não gostes. Quanto aos Bailenda, não conhecia, mas parece-me um projecto promissor. Os Sangre Cavallum são uma banda extraordinária. Vou procurar informações.

    ResponderEliminar