Ler, Escrever e Contar

Da Iliteracia Posta na Linha
Era uma vez uma estação de caminho de ferro, a de S. João do Estoril que era velhinha e nem dava indicações de saída. Quem manda achou por bem substituí-la por um complexo moderno, todo XPTO. Nada contra, apesar de a estética da coisa não me agradar muito, reconheço que se apresenta funcional e protectora, salvo para os deficientes que viram implementadas escadas sem rampinha para amostra.
O pior foi quando decidi inteirar-me dos acessos: topei com este, canalizando-me para uma artéria dum tal Floriano Leal. Ciente de estar num país em que o desporto nacional é a mudança de toponímia, corri a verificar aonde me levavam.

Eis senão que o que encontrei foi o que sempre tinha lido. A Lealdade repousava no nome próprio Florinda, para onde me canalizaram!

Moral da história - sou servido por um apeadeiro representativo do País. Embandeirado em arco com melhoramentos materiais que não ligam peva aos excluídos, acompanhados por um analfabetismo crescente dos que têm responsabilidades de construção e condução do público.
Vou deitar-me, por enquanto não ao rio, mas ao leito acolchoado do meu quartinho.

12 comentários:

  1. Meu Caro Paulo: já ultrapassaram a fase da mera falsificação da História, da apropriação desonesta da obra alheia, etc. São mesmo uns incompetentes. Abraços amigo!

    ResponderEliminar
  2. Por mera curiosidade, deixo aqui referido que este é o postal n.º 100 deste nosso blogue. Manias minhas...
    Abraços Fortes aos Amigos Sólidos Paulo e Marcos.

    ResponderEliminar
  3. E analfabetos... funcionais, Meu Caro Marcos!

    Pena não ter saído coisa de alcance mais universal, Meu Caro João.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. "No País dos Mutantes" até as Avenidas já mudam de sexo!

    ResponderEliminar
  5. Muito certo, muito certo. E por falar em mutantes, que sorte a metamorfose não ter chegado a Florival Linda.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. A Florinda Leal não deu uma escola à terra?
    Está mal tem de ser posta na rua sem direito a avenida
    E o nome arrasado para marcar bem a posição do orgulho analfabeto
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  7. Ehehehehe, Caro Pedro, são bem capazes de invocar o respeito pela transacção genérica para deixar lá pendurado o letreiro...

    Meu Caro Bic:
    seria muito menos... desLeal!

    Imagino como seriam as t-shirts de um desfile desse orgulho, Caro Rudolfo.
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Deus meu! É o que dá, a mania das modernices...

    Ab

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  9. E reconheceste a Mariano C. de Carvalho?
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Pois, ia precisamente fazer um comentário sobre essa, também...Está tudo assim, na nossa velha terra?

    Ab

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  11. Pelo menos a gare. Mas há uma boa notícia: hoje, este Teu amigo protestou pelo engano e enganosa consequência e à noite já tinha sido apagado o nome falso. Não colocaram ainda foi o certo.
    Ab.

    ResponderEliminar
  12. Ah,ah,ah! Se calhar não o sabem! Mas é de louvar, tamanha presteza em "apagar" o que está mal...

    Ab

    Tiago Santos

    ResponderEliminar