Os Despojos da Saga

A interpretação minimalista dirá que quem está no Poder perde as eleições de hoje, na Europa. A via média achará que o cumprimento de sacrifícios ditados por cartilhas do exterior suscitam sismos eleitorais. Mas o retorno da Direita Islandesa ao Poder, por muito que os partidos sejam os mesmos que precipitaram o País na derrocada ultra-liberal da sua banca, traz outra lição - a de que o pequeno eleitorado que se entrincheirou contra as espoliadoras idemnizações aos investidores estrangeiros que pretendiam boas maquias sem risco, à conta dos nacionais, voltou a fortificar-se contra os que queriam lançar o País no inenarrável fosso arrasador de particularidades que é a União Europeia. Claro que cá, desde já longos anos, nem isso há a salvar, pelo que o ânimo contra os receituários impostos de fora só encontra tradução nos espasmos decorrentes das chicotadas de lá recebidas. Há, entretanto, um pormenor adicional delicioso - a facção que se apresentava como mais estrénue defensora da adesão à Europa institucional e burocratizada ostentava o nome absurdo de Futuro Radioso, clara ironia a rivalizar com os Amanhãs que Cantam da mais célebre utopia desmentida da Contemporaneidade.
                                                 Jon Siguròsson, o pioneiro da independência da Ilha

3 comentários:

  1. É preciso ter uma grande miopia política para, no meio do caos da EU, advogar a adesão do país ao directório alemão...incompreensível.

    Beijinho Querido Paulo

    ResponderEliminar
  2. não devia estar um viking com cornos?

    é que a ilha de jure sempre foi pouco dependente dos continentais

    aquilo nã é a gronelândia pá

    nem tem rainha pá..

    ResponderEliminar
  3. Querida Ariel,
    com efeito, é como fazer tudo para entrar num edifício em risco de derrocada. Mas já se sabe que há atracções assim...
    Agora, sendo a maioria cessante Social-Democrata (e os Verdes) também favorável à aproximação à UE, um partido que erga como bandeira primordial a adesão pode bem funcionar como contrapeso das pressões contrárias.

    Beijinho

    ResponderEliminar