Verdade Que Se Evita

Num tempo em que, embora beneficiando, interessadamente todas as pessoas na sua faceta de consumidores, um expoente do Capitalismo, no ano transacto, se apropriou do 1º de Maio, convém aflorar dois ou três pontos da História. O dia surgiu da necessidade de mais tempo livre dos trabalhadores e na luta empreendida para o obter, quando, nesta época de contra-ofensiva, um herdeiro dos opositores da reivindicação, a própria cadeia de supermercados que se apossou da data, o terá retirado ao seu pessoal, reforçando a presença deste no feriado, para dar conta da corrida aos preços baixos. No Estado Novo, ao contrário, imperava a preocupação com o lazer das classes laboriosas, se bem que numa óptica de contestação do aproveitamento partidário e do fermento conflitual da efeméride. Assim, a célebre FNAT adoptou justamente como designação da folha própria o título «1º DE MAIO», enquadrado sucessivamente pelas subtitulações esclarecedoras «JORNAL DE TODOS OS TRABALHADORES» e de «ORGÃO DA FUNDAÇÃO NACIONAL PARA A ALEGRIA NO TRABALHO». A actividade da instituição foi verdadeiro impulso humanizador da vida daqueles a quem ela mais custa e, já que nos aproximamos de dia 7, devidamente caucionada pela Protectora dos Descamisados, a famosa Eva Perón, aqui mostrada a visitar-lhe as instalações, aquando da sua visita a Portugal, e cuja imagem dedico ao nosso Marcos Pinho de Escobar Que tanto ama os dois Países.

4 comentários:

  1. Obrigadíssimo, meu Caro Paulo! Antes pudéssemos "evitar" o "Estado" a que isto tudo chegou. "Evitar" de Evita: adoptar a terceira posição superadora de capitalismos egoístas e socialismos invejosos. Bela a foto e elegante a visita! E invoquemos a protecção de São José operário neste dia 1 de Maio! Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Essa é a única solução digna, com efeito, Caríssimo Marcos.
    Deu-me ganas de reler a «HISTORIA DE MI VIDA».

    Abraço apertado

    ResponderEliminar
  3. Noite de walpurgis?

    ResponderEliminar
  4. Caro Anónimo,
    da forma como os Trabalhadores vêm sendo tratados parece, realmente que a noite de 30 de Abril e o dia que se segue andam embruxados. Mas também quadraria, pela fonética coincidente, o grito de socorro Mayday, Mayday!

    ResponderEliminar