Palco e Patíbulo

Não aprecio a Dr-ª Manuela Ferreira Leite, pelo que apenas comentarei o diagnóstico que faz, abstraindo, o quanto possa, da Autora. Dizer que o Executivo executor da nossa autonomia «teatraliza» não me repugna, mas só se entendermos o termo como uma empolação cabotina, que não como a arte de compartilhar um alcance espiritual maior através da vida própria conferida pelo desempenho dum papel. Os governinhos que Portugal tem sofrido demitiram-se da missão que lhes competia, ao transmitir às Pessoas a necessidade de viver acima das suas possibilidades, como nos anos de desperdício que antecederam, ou na urgência de continuar abaixo delas, no caso vertente. É que uma e outra das atitudes são obediência cega ao ponto errático que, do Exterior, por conveniências diversas das que eram, fundamentalmente, as nossas, mandava e manda para que às suas determinações nos conformemos. O empobrecimento programático só poderia fazer e trazer sentido caso nos permitisse uma medida de menor dependência. Ao injectá-lo como soro da submissão mais extremada, estamos a prosseguir até ao paroxismo na via do tal hara-kiri colectivo de que a Senhora também falou e que evidencia uma total consistência com os cortes anunciados com a imprecisão e a desumanidade agregadas.
                                  Três Actores em Busca de Uma Peça, de Kaitie Kuhlman

3 comentários:

  1. Tem toda a razão, Querido Paulo, hoje é claro temos seguido fielmente políticas de interessam a outros, tendo há muito abdicado de defender os nossos próprios interesses. De resto como digo lá no meu pobre tasco,nesta hora basta ter um mínimo bom senso para se passar por grande pensador...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. rudolfo moreira11/04/13, 17:38

    acima das suas possibilidades ou acima das suas necessidades?

    ResponderEliminar
  3. Querida Ariel,
    é nas horas de crise que se percebe como o sentimento patriótico, mesmo que na modalidade de resquícios é a mais alta expressão do pensamento.

    Meu Caro Rudolfo,
    acima e abaixo de ambas, que em Finanças umas condicionam as outras, como se sabe desde a formulação das leis de Utilidade Marginal.

    Beijinho e abraço

    ResponderEliminar