Criaturas Sem Remorso

O Presidente da Associação da Abrilice - que não da Abrilada, como se sabe um movimento patriótico de Oitoicentos - vem, com menos honestidade que o célebre criador do Monstro, demarcar-se da Criatura que concebeu, pedindo aos seus orgãos que a regenerem, quando se sabe como os partidos duma sociedade são o estrume que a tornam fértil para a sementeira da Corrupção. Dizer que eles são essenciais ao funcionamento da Democracia só pode ser entendido como a conveniência deles para proteger os infractores que atulham os bolsos à conta do quinhão de Poder que detenham. Pensá-la como um sistema límpido ideal é erguer pateticamente o que, na melhor das hipóteses, seria a Fantasia a expediente de desculpação, pecha em que não caiu o sábio arrependido que, contudo, meteu os pés em razão do solitário amor à Ciência e não daquele de bando dirigido a carreiras próprias, como o fizeram os movimentos de capitães e aproximados oficiais do Quadro que estiveram no embrião do MFA.

7 comentários:

  1. Meu Caro Paulo,

    Com a biografia de Einstein por Walter Isaacson ainda a borbulhar-me na mente, dir-lhe-ei que "o facto de um indivíduo inteligente aderir a um partido é, para mim, um completo mistério". Dito isto, e pegando na Sua alegoria agrária, não vejo os partidos como estrume, antes como terreno fértil em que qualquer sementeira pode medrar, sendo que a Corrupção é 'erva daninha' e não 'planta indicadora'. O problema, e retorno neste ponto ao biografado acabado de ler, é que vamos observando e deixando o mal acontecer em vez de apearmos aqueles que o fazem porque almejam a veneração e não o respeito.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. rudolfo moreira24/04/13, 15:07

    um rótulo é uma maneira cómoda de avaliar um homem e uma razão para safá-lo quando tenha o mesmo que eles

    ResponderEliminar
  3. caro Paulo

    Os D'Abril cantam uma coisa que não foi, berram uma coisa que não aconteceu, clamam por uma "vitória" que se medrou nesta derrota colectiva. Eles comemoram!! Ganham as floristas com o negócio, espirramos nós com tanto pólen nocivo, mal grado os cravinhos terem um desenho simpático. Mas mesmo pestilento é o odôr de certos capitães com torpe de magála macaca.

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Paulo:
    Tens completa razão: abrilice e não "Abrilada". Pois os abrilinos da safra podre devem comemorar com pompa e circunstância o que fizeram e vêm fazendo há 39 anos. Está bem à vista a conclusão de tão portentosa obra - o fim de Portugal. Comemorem à vontade e limpem as patas à parede (já devidamente "grafitada"). Abraço apertado.

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro Pedro,
    eu via a partidarização como estercorário adubo da Corrupção, por serem o encobrimento e o clientelismo inerentes factores não ignoráveis do crescimento dela. Claro que há que apear os culpados que se encontrem, mas conviria também arrasar o meio que os favorece...

    Que triste significado para predomínio da Etiqueta, Meu Caro Rudolfo! Mil vezes antes o d significado do formalismo rígido!

    Meu Caro João,
    o que diz é tão importante que respondo com o postal relativo ao roubo que 1974 fez do dia a S. Marcos, a Quem ele pertencia.

    Consumatum est, Meu Caro Marcos. Saibamos celebrar a Memória do que, em tempos, foi Digno.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. A tua consciencia, Antonio María Lunardi, Editorial Franciscana, Montariol, Braga......

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo,
    fica bem guardada a sugestão. Grato.

    ResponderEliminar