A Resgateira

A Chanceler Merkel mostrou-se contentinha da vida pela forma como está a decorrer o resgate do nosso País. Querem fazer passar tal substantivo por sinónimo de salvação, mas como dela não se descortinam sinais, temos de tentar encontrar-lhe outro sentido útil. E a Língua, mesmo torturada como vai sendo, dá-nos uma solução. Aqui, a palavra só pode querer significar o montante a prestar para que os raptores nos soltem. Ora, nesse sentido, decerto que está a correr bem para aqueles que nos capturaram, pois não há notícia de que o desinteresse haja chegado ao perdão de juros, ou seja, implorado sem condições pelos capangas feitores de Lisboa, o nosso cativeiro está assegurado. Cipião devolveu a virgem Cartaginesa aos seus, recusando-se a aceitar as riquezas que lhe queriam dar em troca da libertação, apenas com a recomendação de que não hostilizassem Roma. Com UE interposta, a actual detentora da faca e do queijo não prescinde da usurazita da ordem, ao mesmo tempo que nos põe na (sua) linha e visita os prisioneiros para comprovar o ritmo adequado dos trabalhos forçados.
      A Continência de Cipião, de Gerbrand van den Eeckhout

2 comentários:

  1. Passos Coelho parecia um mordomo a mostrar a casa à Senhora,o ar receoso, preocupado e subserviente com medo de levar algum raspanete por as pratas não estarem suficientemente areadas.

    Beijinho Paulo

    ResponderEliminar
  2. Querida Ariel,
    coitado, ver materializar-se a cada "achtung", diante dele, a aterrorizadora imagem mítica da mestra-escola de palmatória na mão...

    Beijinho

    ResponderEliminar