O Ovo ou a Galinha

Desconheço se alguma vez a ignorância foi menor, ou se apenas lhe era dado menos tempo de antena. Não chegando os recorrentes disparates com que periodicamente somos bombardeados em inquéritos ao público versando pontos básicos da História de Portugal, vemos que também nos EUA o abismo da asneira faz cada vez mais vítimas. A última vem-nos de uma percentagem importante do eleitorado Norte-Americano se dizer convencida de que o Presidente Obama é... Judeu! A coisa é tanto mais estranha quanto as raízes negras do ocupante da Casa Branca se acham no Quénia e não na Etiópia, donde ainda poderia resultar alguma indução em erro, com a Comunidade dos Falashas... Mas o facto de há quatro anos ser praticamente nula a quantidade de respondentes em idêntico sentido, contrariamente à estranheza manifestada pelos autores da sondagem, dá-nos uma pista para a solução: «Judeu», aqui, é aquele de que se não gosta, como "Fascista", para tanto bem-pensante, é aquele que se lhe opõe. Quer dizer, o desencanto com a presente Administração poderá ter levado a essa identificação. Uma outra consulta diz-nos que o sentimento contra o Negro também fez progressos numéricos. Abstraindo do facto sempre secundarizado de Obama ser Mestiço, poder-se-á outrossim dizer que o crescimento dessa aversão é motivado pela frustração sentida por muitos  face à actuação presidencial. Mas também não seria logicamente descabido aventar que o aumento de tal animosidade é que estará por detrás de muita contestação ao Chefe de Estado. Resumindo e concluindo, não haverá um critério formalmente inatacável que nos diga o que precedeu o quê?

2 comentários:

  1. Querido Paulo

    Parece-me que para essa confusão sobre a religião de Obama contribui a desinformação organizada, generalizada e persistente de televisões muito populares como a FOX que joga com os sentimentos mais primários dos "Brancos", de que é prova a consulta que dá o sentimento contra o "Negro" a aumentar. Não levo isso à conta do mandato mais ou menos decepcionate, embora se possa considerar que se o mandato tivesse sido mais luminoso esse sentimento fosse mais mitigado. Continuo a pensar que Hillary teria sido muito melhor Presidente.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Querida Ariel,
    longe de mim tentar infirmar o facciosismo dos orgãos de Imprensa Norte-Americanlos, para um lado ou para o outro. Mas penso que a desinformação não chegou ao plano religioso, ao menos em tão grande grau como noutros. Embora Obama seja um Protestante sem denominação, desde que abandonou uma confissão dita Unitária que admitia até não-Cristãos, Romney também tem os seus telhados de vidro, como noutros tempos abordei:

    http://parafrasefacil.blogspot.pt/2007/06/fora-do-reduto.html

    Penso que Hillary foi vitimada pela lembrança das leviandades do marido. Duas vezes, uma no plano conjugal, outra no Político, cedendo à lufada de ar menos bafiento que o então Senador pelo Illinois personificava. Como tudo era demasiado etéreo, a desilusão tinha de sobrevir. Não sei é se Romney terá unhas para corporizar a inversão do sentido de marcha...

    Beijnho

    ResponderEliminar