O renascimento de um histórico


Na falta de outras alegrias, o destaque desta época futebolística vai para a prestação do Atlético Clube de Portugal, que joga neste momento o regresso aos escalões maiores do futebol português. Depois de tantos anos de infortúnio, o popular clube de Alcântara venceu este ano, e pela primeira vez, o campeonato da Zona Sul da II Divisão. Como recompensa, disputa agora o playoff de apuramento para a Liga de Honra (conhecido como liguilha), juntamente com o União da Madeira (Zona Norte) e o Padroense (Zona Centro). Em jogo está o regresso das grandes competições nacionais ao estádio da Tapadinha, que não posso deixar de saudar.

13 comentários:

  1. Isso é que é! Quem saia da Ponte está logo lá. E é bom ver uma mistura de azul e amarelo que não resulta obrigatoriamente em verde.

    Abraço, Caro Miguel

    ResponderEliminar
  2. É verdade, Paulo. E se o Atlético subir à Liga de Honra, os nossos amigos belenenses terão hipótese de assistir novamente a um derby lisboeta. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. É verdade, Miguel. Embora seja um clube com tradição (tem vários quartos lugares na I divisão), os seus adeptos têm um ódio quase patológico ao Belenenses, daí nunca ter simpatizado muito com o clube. Que tem também história ao nível do basquetebol masculino e voleibol feminino.

    ResponderEliminar
  4. Caro atrida,
    É a eterna rivalidade dos clubes vizinhos. Eu cá, por muito que alguns belenenses odeiem o Glorioso, não consigo deixar de gostar dos clubes da Tapadinha e do Restelo. Só espero que as duas equipas consigam regressar em breve à Primeira Liga. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Caro atrida,
    Deixei aqui um comentário, mas pelos vistos foi devorado pelo Blogger. Apesar de ser adepto d'O Glorioso (o que também gera alguns ódios patológicos por parte de outros adeptos), não consigo deixar de simpatizar com clubes históricos de Lisboa como o Belensenses e o Atlético. Esperemos que este seja o primeiro passo do regresso das duas equipas à Primeira Liga.

    ResponderEliminar
  6. O pior é que a coisa não começou bem contra o clube do Padrão da Légua. Aliás, esta equipa dos arredores de Matosinhos anda a incomodar muita equipa histórica. Já ficaram À frente do Boavista com um golo marcado ao minuto 93, agora esta goleada...

    ResponderEliminar
  7. Já agora não se esqueçam do Oriental, outro histórico da cidade de Lisboa.

    ResponderEliminar
  8. Caro João Pedro,
    O que é preciso é calma. No playoff estão três equipas a competir para dois lugares. A derrota no Padrão da Légua é uma má notícia, mas a procissão ainda vai no adro. Por acaso, apesar de todos esses rumores (também ouvi a história do golo que apareceu no minuto 93, pouco depois de o Boavista marcar e se adiantar na tabela), tenho alguma simpatia pelo Padroense, por razões que não vêm ao caso. Por mim, passavam esses dois e ficava o União da Madeira de fora. Aliás, não compreendo porque razão não podem subir três equipas à Liga de Honra, já que são três as zonas da II Divisão e três os campeões. É no mínimo injusto que uma equipa vença o seu campeonato e não possa subir de divisão. Mas isso já são outras conversas... Abraço!

    Caro Reaccionário,
    É verdade. O Oriental também é um histórico de Lisboa. Tem um número apreciável de presenças na Primeira Liga, e neste momento encontra-se na II Divisão, no mesmo campeonato em que o Atlético se sagrou campeão. Abraço.

    ResponderEliminar
  9. O Oriental tem menos historial que o Atlético (por alguma razão COL era entendido como Caracóis Ou Lesmas! :-D), mas equivale-se-lhe no "pó" que os seus adeptos têm ao Belém.

    ResponderEliminar
  10. Daqui a pouco o atrida está a dizer que os benfiquistas não gostam do Belensenses...

    ResponderEliminar
  11. Por acaso a maioria dos que conheço até gosta, alguns deles mesmo bastante. Os clubes que citei é que têm uma dor de cotovelo por nunca terem tido, nem de perto nem de longe, a projecção do Belém. E talvez por serem de zonas operárias embirrem com o suposto elitismo de um clube que nasceu num banco de jardim, fundado pelos "rapazes da praia" e que teve no seu maior vulto um rapaz de humildíssima condição: Pepe.

    ResponderEliminar
  12. Eu sou um desses, amigo atrida! Apesar do desconforto que muitos belenenses sentem com o clube fundado por Cosme Damião e mais alguns rapazes em Belém, tenho grande simpatia pela equipa da Cruz de Cristo. Quanto ao suposto elitismo, posso assegurar que é um mito. Aliás, de todas as vezes que fui ao Estádio do Restelo, sempre me surpreendeu a enorme quantidade de gente humilde, dos bairros das redondezas, que se desloca em família para assistir ao futebol. Abraço!

    ResponderEliminar