Lindo Par de Jarras

Este dueto macabro veio opinar sobre Merkel e o Federalismo, no que está no seu pleníssimo direito. Mas o Prof. Freitas acrescentou que a Chanceler não deveria ser tão assumida no mando, a menos que se concluísse o processo federalista que os interventores despudoradamente defendem. Ou seja, as lições de Direito estão a dar-lhe a volta à cabeça e só discorda da forma, que não da substância, das ordens vindas de Berlim. Ainda há dias o Grande Bic Laranja afirmava que Portugal, hoje, não passa duma Ideia. De acordo, mas porque por ela morreram tantos Portugueses melhores que os do par linkado, há que preservá-la e cultivá-la, até pelo potencial de união que traga ao País. Já o Federalismo, também é uma ideia, mas, até ver, uma ideia peregrina. Como o era o propalado nos anos 1930´s pelo Sr. Lerroux, acolhido cá por Artur Portela e que motivou este panfleto de protesto dos Estudantes Integralistas:

Note-se que os subscritores não podiam ser acusados de anti-espanholismo. Seguidores dos ensinamentos de «A Aliança Peninsular», de Sardinha, foram também os autores de uma mensagem aos Estudantes Monárquicos Espanhóis, apelando à fraternal conjunção da acção política. Eram Patriotas, isso sim. Saibamos nós ser um pouco como Eles. Clicar em dose dupla, para ler.

5 comentários:

  1. A parte do portugues indigno permanece muito actual
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  2. Oportuníssimo postal, Mestre Paulo! Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Rudolfo,
    tanto mais quanto tenho consideração por certos trabalhos de Artur Portela, como o livro sobre o duelo em Portugal. Sobre o Prof. Freitas já dei a minha opinião global num blogue anterior. Cinjo-me, pois, a apreciações localizadas.

    Meu Caro João,
    estas coisas de federalismos têm uma propriedade, a de aparecer como teses apetecíveis, porque novas, quando são meras recauchutagens de propostas aberrantes. E como penso que faltava à blogosfera este panfleto...

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Dois "belos" exemplares do que há de pior nesta nesga de chão. É claro, sempre encontrarão formas de - descaradamente - isentar-se de culpas e dar nova vida ao sistema que os alimenta. Fora dele não existiriam. Forte abraço Caríssimo Paulo.

    ResponderEliminar
  5. Talvez seja mesmo, Meu Caro Marcos, o único caso em que os Pais são responsáveis pelos crimes dp filho, o regime que geraram.

    Abraço

    ResponderEliminar