Hospitalidade Furada

...............................................A Tenda do Beduíno de Magal Ben-Zion...........................
Lawrence, o dito da Arábia adorava os Árabes do Deserto e detestava os da Cidade. Lendo o intemporal e o passageiro fico desde logo com uma ideia do porquê: num estudo de Ahmed Abou-Zeid aprendo que o direito de Wajh - ou asilo - comprometia a honra de tribos das grandes areias ao ponto de se forçarem a receber com todas as honras e atenções o hóspede, mesmo que um criminoso condenado ou um inimigo de juras antigas, desde que este lhes pedisse formalmente que o abrigassem. Tanto maior resultava a honra para a família do anfitrião quanto mais se conseguissem os sus membros reprimir e mais esmerados fossem os cuidados prodigalizados ao estranho.
Como contrapeso dão-nos os noticiários conta de que numa Universidade californiana estudantes muçulmanos, inversamente, apuparam e insultaram o orador convidado que calhava a ser diplomata israelita. É precisamente a conduta oposta, a menos que, como é possível, aqueles fedelhos não se sintam verdadeiramente parte do estabelecimento de ensino que se gasta e que gasta exageradamente neles, o que deveria fazer repensar a política de concessão de bolsas. O conflito da Palestina não me excita, pelo que não levarei a conversa para aí. Nem tomarei partido por ou contra o acusador que entendeu ser a incorrecta conduta um crime. Mas parece-me que um bom correctivo, suprimindo a falta dos que os papás lhes não deram a tempo, seria de grande utilidade. E, revisitando a falta de cortesia das manifestações estudantis dos ocidentais em várias décadas, sou forçado a interrogar-me se não estaremos antes perante um caso de assimilação excessiva...

2 comentários:

  1. Melhor prova de que o mundo está de pernas para o ar?
    Tempos modernos que, por certo, afugentariam o britânico amigo do Deserto.


    Beijo Paulo

    ResponderEliminar
  2. Querida Cristina,

    ele era universitário e, talvez também por isso, tenha procurado os exílios arenosos. Estes seriam os citadinos aque ele desprezava, sem dúvida, como, um tanto, o Ocidente decaído. Talvez estivesse com a razão em ambos os casos, mesmo que com ligeiríssima antecipação, o que explicaria a faceta inadaptada.

    Outro

    ResponderEliminar