Remessas Sem Remissão

Mais do que desforrar-me dos enviesadíssimos críticos do Estado Novo que o diziam ter condenado gerações inteiras à Emigração, estes números devem fazer-nos pensar que o empobrecimento emanado desta República dos Bananas é muito mais imputável, quando os seus dirigentes máximos exortaram à saída dos trabalhadores e não têm a desculpa da fuga à guerra para apresentar. Mas há duas notas que urge sublinhar, por terem ficado no esquecimento mediático: a Alemanha, a que os nossos Compatriotas idos nos anos de 1960 tiveram de impor a sua disponibilidade e qualidade laborais, favorece agora a chegada de todos os provenientes de origenss que lhe permitam corrigir os desequilíbrios da sobreabundância guetificada de Turcos. E a suspeita de que a avidez cega por receitas leve os gerentes de Berlim em Lisboa a escorregar uma vez mais na frieza dos números e a quererem a bom querer mais estes patacos previsíveis. Mas não estarão enganados, com a situação que incompetentemente pioram em vez de corrigir, poderão ainda alimentar a esperança de que aqueles que forçaram à saída mandem para cá o carcanhol?
                                                  Os Emigrantes, de Angiolo Tommasi

5 comentários:

  1. rudolfo moreira08/05/13, 11:26

    a avaliar pelos ministros os alemães devem ficar convencidos de que todos os portugueses são uns caniches obedientes e é disso que querem lá

    ResponderEliminar
  2. Esta gente simplesmente não pensa, quem vier atrás que feche a porta, nessa altura eles estarão longe instalados em lugares bem remunerados. É claro que os alemães, fartos de turcos, integrarão organizadamente como é seu timbre a nossa mão de obra qualificada desejosa de ver pelas costas este tormentoso país...

    Beijinhos Querido Paulo

    ResponderEliminar
  3. A Alemanha não necessita de mão de obra ultra especializada, o país precisa de mancebos, mainatos e quadros intermédios a ganharem metade do que os indígenas ganham. De bom grado trocariam a avalanche emigratória de Turcos por Lusos.

    abraço

    ResponderEliminar
  4. "(...) que lhe permitam corrigir os desequilíbrios da sobreabundância guetificada de Turcos" - acho que esse problema não é muito premente hoje em dia, conheço pessoalmente vários casos de pessoas de origem turca bem integradas na sociedade alemã, algumas mesmo casadas com alemães étnicos.

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro Rudolfo,
    bom seria, de facto, que os instigadores da emigração fossem os primeiros a dar esse exemplo...

    Querida Ariel,
    creio, com efeito, que na Alemanha fizeram todos esses cálculos, aquando do alargamento da UE a Leste, que, com a retoma da imigração do Sul, poderá equilibrar os pratos da balança.

    Penso que é o que está na calha, Meu Caro João, contra os nossos, ao contrário dos originários da Turquia, nem se registam casos consistentes da animosidade de grupos anti-imigração, como os do julgamento que agora está nas parangonas.

    Meu Caro Átrida, sim, como o Ozil, mas só na minoria que renunciou à nacionalidade familiar e adoptou a germânica, na opção que todos os maires de 23 anos se vêem obrigados a fazer, desde a legislação de 2003. A qual, diga-se, tinha claramente essa grande comunidade como alvo, pois os cidadãos de um estado-membro da UE pode ter a dupla cidadania.

    Beijinho e abraços

    ResponderEliminar