A Metáfora Viva

Ontem, dei comigo o dia todo a voltar mentalmente ao Grande Jan Sobieski, que derrotou os Turcos às portas de Viena e lhes deteve o avanço até aí por parar. Por que me terá ocorrido tão vetusta e obsessiva lembrança? Pensei precisar de um psicólogo, até que, por carência de bago e de(ssa) fé, me analisei e aprofundei o tema. E vi que a arma da vitória, o sabre do grande vencedor tinha, no punho, uma Águia. Está tudo ligado, desde as 11 daquela manhã ...
Viva a Metáfora!

10 comentários:

  1. é metáfora ou analoggia?

    ou é figura de estalo?

    se é uma con paração in plícitá viecchi

    ou é tomar o todo pela parte a arma da vitória devem ter sido os canhões e as lanças dos lanceiros polacos

    até acho que os mosquetes devem ter tido uma parte nisso
    ou choveu as lanças ficaram murchas e os ulanos e os fulanos resolveram tudo batendo punho? da espada claro...

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Paulo,

    Saiba Jorge Jesus manejar tal sabre com mais delicadeza que a língua pátria, não vá o homem estrangular a águia! Será um prazer ver o Benfica regressar a Lisboa vitorioso, em avião de luxo, comandado pelo "Leão de Istambul"... até o Bruno de Carvalho é capaz de finalmente esboçar um sorriso!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  3. Eh,eh,eh! Só mesmo Tu, para fazeres uma associação destas...Mas, continuando no mesmo registo histórico, recordo-te que Istambul nunca foi tomada..Em 1915 os Aliados bem tentaram, mas fracassaram na sua tentativa de atingir a cidade, quer por mar, quer por terra (Gallipoli)...Cautela, pois.

    Ab

    Tiago

    PS: Independentemente disso, e de não pertencer ao Teu clube, desejo-vos, naturalmente, os maiores sucessos nessa avantura turca...

    ResponderEliminar
  4. Meu Caro Pedro,
    ora, Bem-Regressado seja! Lá estaríamos perante o cruzamento fantástico do grifo, outra vez, ehehehehe.

    Não Menos Caro Tiago,
    sabes, é a vingança dessa Viena que Sobieski impediu que fosse tomada... Claro que se Constantinopla houvesse subtraída aos seus captores de séculos atrás, talvez os vencedores a tivessem retido e não se poria a problemática, um tanto afastada pela Crise, é certo, da integração europeia da Turquia.

    Abraços amigos

    ResponderEliminar
  5. caro Paulo, essa do "punho" e da "águia" não se somam em harmonia! De metáfora em metáfora, que bela é a imagem magnânime da gigante estátua na Rotunda da Boavista, no Porto, onde um leão - dragonado - verga a águia deitada e prostrada...!!

    abraço,

    ResponderEliminar
  6. Meu Caro João,
    mas olhe que, por estes dias, quer o réptil quer o bichano não parecem conseguir tolher à Rainha dos Ares os altos voos que empreende...
    Lembre o paasso bíblico que possibilita calcar aos pés Leões e Dragões, as Escrituras não enganam.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Por certo, Paulo, mas por todo lado ainda ecoa o rugido de um certo Dragão, sagrado para muitos, e bem sabemos que uma "voz" perdura mais do que um voo. Por falar em "bíblico", nunca esquecer que o "Dragão" é o timbre medieval, fecundador, das armas de Portugal.

    abraço,

    ResponderEliminar
  8. Sim, Caro João, ao que parece, trazido para cá por D. Filipa de Lencastre & Cª, aludindo ao culto por esse São Jorge que o... matou. E na iconografia da Virgem, mormente na da Imaculada Concepção, é dado como alternativa reptilínia à Serpente que o Pé da Mãe do Senhor esmaga...

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Estive em Istambul em 2011, pouco após a conquista do título turco por parte do Fenerbahce e a cidade estava toda engalanada com faixas azuis e amarelas, desde as janelas das casas até ao Grande Bazar. Pessoas juntavam-se espontaneamente nas ruas e cantavam e dançavam, festejando o título. Muito giro! :-)

    ResponderEliminar
  10. Esperemos então que eles, desta feita, guardem o amarelo para o sorriso a esboçar, desportivamente, após a meia-final e que seja o Glorioso SLB a ver tudo... azul!!!

    Abraço, Meu Caro Átrida

    ResponderEliminar