Virtudes

Esteve poisada sobre a chaminé do Anúncio, cerca de duas horas, uma gaivota, que só abalou quando a noite desceu para trazer a Manhã maior. Os trocistas poderão dizer que era um símbolo do Espírito à paisana, mas será mais plausível que estivesse a guardar o lugar ao Legítimo Dono. Do Novo Santo Padre dirão, conforme os gostos, que o Cardeal Bergoglio se opôs às agressões da Política contra a Tradição Familiar, ou que sendo o primeiro Jesuíta eleito, se está perante uma vingança póstuma do Cardeal Martini, ou que salvou a Companhia na Argentina de ser desviada por teólogos revolucionários, como ainda de ser um procurador do Terceiro Mundo. Tenha sido ou não alguma coisa dessas, isso não respeita ao que será o Papa Francisco. A simplicidade simpática com que Se apresentou remete direitinha para a Mensagem Única do Poverello de Assis, mas o nome evoca também o Sacrifício Missionário de Xavier, ou a mística Mariana do Vidente de Fátima. Ao não elegerem as faces dadas como liderantes na divergência de linhas de actuação Sodano/Bertoni, libertou-se a Santa Madre Igreja da marca pretensamente infamante da burocracia pela escolha do constante Defensor dos Desvalidos. Que Deus O proteja e ajude!
                                                        Pomba Branca, de Forgas

5 comentários:

  1. O Papa parece ter alguma jovialidade e suscita simpatia. Mas a Igreja neste momento não necessitaria de alguém mais jovem?

    Beijinho Querido Paulo

    ResponderEliminar
  2. Paulo, estou completamente d'acordo com o seu escrito sobre o recém-eleito Papa Francisco e nem poderia ser doutro modo.

    Desculpe sair do tema, mas não posso deixar fugir a oportunidade de lhe fazer uma perguntinha sobre alguém que lhe diz muito:)... Já viu quem é que vem ao Porto, no fim deste mês, creio, amadrinhar um navio?! Que tal esta enorme surpresa?

    ResponderEliminar
  3. Querida Ariel,
    era a Última Pessoa que pensava Consumida nessa preocupação, depois de tanto A ter lido Empenhada contra a exclusão dos Idopsos...
    Eu cá, como sempre permaneci fiel à ancestral reverência pela figura do Ancião, não tenho preocupações dessas. E, embora isso não tenha qualquer importância, sempre acrescento uma simpatia pessoal acrescida por o novo Pontífice ter escolhido o nome próprio que era o do meu Avô Materno e de a Família vir do Piemonte, região de Avoengos meus do Outro Lado...

    Querida Maria,
    Muito obrigado pela concordância.
    Quanto ao outro Magno Tema, se vi! A 22, está mais que determinado que a capicua tinha de trazer sorte, com esta SS consensual!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. rudolfo moreira14/03/13, 11:01

    amen mas os abusadores do "nós somos igreja" já se esganiçaram com reivindicações

    ResponderEliminar
  5. Carissimo Rudolfo,
    isso é para esquecer. Trata-se de gente que quer fazer da Igreja uma espécie de patronato odiado pelo seu sindicalismo altissonante, não uma hieraquia que a guie.

    Ab.

    ResponderEliminar