Vertigem da Desagregação

O Poder, quando é fraco, desagrega. Se, além disso, se entrega a partidos e partidas de baixo nível, fragmenta. Mas, ao estupidamente tentarem extinguir os poucos traços de união que restam às Pessoas no patamar do Desespero, pulverizam. Têm carradas de razão os argutos e revoltados intervenientes no debate de que resultou o grito de alarme e angústia contra a opressão do abastardamento linguístico proveniente de definições magistrais de uns especialistas a quem cabe por inteiro o dogma da falibilidade. Simplesmente, se para os adultos é péssimo ter de reescrever pior o que se aprendeu, para a garotada em idade de aprendizagem é de insuperável gravidade. Embora as mais novas possam não sentir tanto a diferença entre o antes e o depois, todas ficarão com um acrescido factor de antagonismo familiar, expresso na desconformidade do Português escrito dos familiares e o da Escola. Que, injectatando um motivo adicional de desprezo ou de incompreensão pelo modo dos mais velhos, alegremente se chega à frente para destruir de vez o que de compacto reste aos laços do lar.
                                                      Criança Em Cinzento, de George Luks

2 comentários:

  1. É isto mesmo. Não sei que demência auto-destruidora tomou conta do espirito deste tempo, mas o diabo é o descaso da realidade a meter-se-nos olho dentro. Será que nada vale nada?
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  2. Ou o reverso disso mesmo, que é, também, a sua confirmação: vale tudo para submeter os destinatários dos desmandos a forças divisivas. Que poderíamos esperar de um sistema que se quer fundado no elogio do conflito? Desde que não orientado contra a dua espinha dorsal, claro. Ai, mas que estou eu a dizer? Pois se o regime e os seus estilhaços aaaaaham culturais se caracterizam, justamente, pela falta de espinha...

    Abraço, Meu Caro Bic

    ResponderEliminar