Raio de Sinal!

A Ironia do raio que atingiu a cúpula de S. Pedro, em Roma, após a renúncia papal, está, justamente, em a descarga acontecer quando o Vaticano se vê privado da Cúpula que o regia. Mas isto da associação de raios à Divindade tem raízes antigas e pouco digeridas. O fascinante Antero também cronometrava os minutos que dava a Deus para que provasse existir, fulminando-o com um raio, blasfemiazinha medíocre sorvida directamente de Musset, sem, todavia, lhe ter bebido o antídoto, onde o mesmíssimo Autor Francês explicitava ser o Orgulho o Deus dos egoístas... Como Quental foi ao ponto de fundar uma Sociedade do Raio para, percebamo-lo, provar que existia, com desafios ao Céu e ao que debaixo dele estivesse, melhor faríamos em erradicar do raio de Sociedade em que vivemos essa viciação pagã em conceber redutoramente o Omnipotente como um Lançador de dardos cujos projecteis fossem os fenómenos atmosféricos em questão, à maneira de Zeus. A menos que, perscrutando o que há de universal em qualquer forma de religiosidade, nos reportemos ao Mito de Faetonte, onde o Chefe do Olimpo terminou com um desses faiscantes arremessos a condução errática e errada do Carro do Sol por aquele. E, transpondo a lição para a resolução de Bento XVI, imaginarmos a manifestação de que o rumo que Este (se) deu como Farol em queda de um Mundo está desconforme à rota certa e certeira.
                                                       Faetonte, de Sebastiano Ricci

4 comentários:

  1. Meu Caro Pedro,
    poderia dizer-se que até estamos perante uma prova do contrário, com a sobrevivência do alvo a credibilizar algum intento divino de... electrização de um humano agente...
    Mas talvez não seja comezinha incredulidade passar primeiro pela prudência que encare a hipótese de o fulminado andar carregado de metal vil ou menos vil... Ah! E os raios acabaram por não cair no mesmo sítio, entre cada um deles o pára-ditos ambulante deslocara-se uns metros, ehehehe.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Como estou completemente "out" no que às tramas da Curia Romana diz respeito, aqui deixo um texto para o meu Querido Amigo, querendo, me elucidar...:)) Já quanto ao raio nada que me emocione, em África eram meu fascínio.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Querida Ariel.
    sei que tem uma confessada relação complexa com a Santa Madre Igreja, mas esperava que reproduzisse um texto menos mau que este chorrilho de insultos e preconceitos com generalizações abusivas e imprecações que fazem da Instituição um grupelho de mafiosos, numa inacreditável inversão, transformando Bento XVI antes tão atacado numa pretensa vítina do novo Mau da Fita, João Paulo II. A razão é simples, como o primeiro já não faz mossa e o prestigio e fascinação do Antecessor continuam a cativar, troca-se-lhes os papéis, mas continua-se a atirar Um contra o Outro.
    E, olhe, com aquela fúria odienta, acabam a atacar pederastias, num registo que não deve agradar por aí além aos militantes gays que também usam e abusam para os escuros desígnios anti-clericais que os cegam...

    Beijinho

    ResponderEliminar