O Fim da Picada!

Evito com toda a cautela a aquisição de carne passada pela máquina que não sofra essa operação diante dos meus olhos. Por isso, no que pessoalmente me tange, estou tão tranquilo quanto incomodado por ver um animal que especialmente me agrada, o cavalo, substituir os bovídeos, por injusta que para estes seja uma tal reserva de matadouro. Indo ao que importa, de cavalo para burro, ou seja, dos sacrificados para os consumidores, esta triste negociata desperta-me para duas observações; 1 - a cadeia de intermediários (ou melhor seria dizer camuflagens?) só parece comparável às de lavagem de dinheiro, tantas são as voltas que o material para alimentação dá! O que me faz perguntar: mesmo que não houvesse falcatrua e as normas e rótulos tivessem sido cumpridos à risca, o preço não seria elevadíssimo, sem outra necessidade que a de sustentar inúteis?
2- Mas há mais, a pronta responsabilização da origem Romena, se não espanta pelo mau nome que se generalizou ao que dos Cárpatos vem, também me parece uma via fácil para isentar Nórdicos, sempre tão orgulhosos dos controlos e higiene que impõem e que, aqui, ou se mostram coniventes, ou, como preferem, incapazes. Mas também nós não nos podemos excluir da culpa a registar em semelhante cartório, na medida em que permitimos e fomentamos uma Sociedade onde é compensador abater a elite identificável no Cavalo, em vez de elementos da Manada, aparentemente, salvo na Índia, para o fim vocacionados. O que é uma alegoria do que se passa com os humanos...   

                       Cavalo entre Cavalos, de Eemyun Kang

3 comentários:

  1. rudolfo moreira11/02/13, 14:23

    como a época é de penúria eles são capazes de se desculpar com a conveniência de dar doses cavalares

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro, Rudolfo,
    esse entendimento, abstraindo da brincadeira quantitativa, até poderia agarrar-se à comercialização constatada em alturas de abastecimentos difíceis, como na Guerra de 1939-1945. Mas aqui é mais a história do gato pela lebre, até na injustiça com que o Mercado subalterniza um animal admirável.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e de carne muito docinha corned beef cum cavalo é preferível à vaca louca

      in a loaf of rye bread of curso....ou diz-se cuhorse?

      Eliminar