Antifascista me Confesso!

Vergílio Ferreira tem um conto notável, «A Palavra Mágica», em que narra como, num obscuro vilarejo, uma palavra de que todos desconheciam o sentido passou, por empregue a torto, que nunca a direito, a corporizar um insulto. O termo em questão era "inócuo" e quando, no decurso de um julgamento, o juiz se recusa a dar razão ao queixoso, revelando-lhe o significado inofensivo e a sequente ausência de agravo, recebe como resposta «ser a intenção o que interessava». Por muito que simpatize com esta ingénua refutação do Calvinismo, só quero acrescentar umas poucas linhas sobre o apodo de fascista com que a tuna estudantil improvisada ruou do auditório o cadáver político ambulante que é o Ministro Relvas. Fascista lhe chamaram, sem, certamente, perceberem mais do valor do vocábulo que os colegas de Maio de 1968 que diziam ser os CRS uns SSs. Os slogans não cuidam de dicionários. Eu, que simpatizo com a aspiração de não ver aumentadas as propinas e diminuídas as bolsas, acompanho-os nessa luta, já que o Estado Social, mesmo passada a paixão de Guterres, deve assegurar o sustento da desposada Educação - como da Saúde, sua sogra - para não trair os respectivos compromissos. Corte por corte, extingam PPPs, subsídios partidários e eleições, inigualáveis sorvedouros concorrentes, ora! Mussolini, de resto, aumentou fortemente a despesa do Estado com o Ensino, pelo que, decerto, será tudo menos Fascista. Mas claro está que fascista passou a designar aquele de que não gostamos, pelo que aqui quero, imparcialmente, deixar a qualificação de fascismo à gritaria da rapaziada e à falta de senso e sensibilidade do vaiado.
                 O Duque Carlos Insultando o Corpo de Klas Fleming, de Albert Edelfelt

5 comentários:

  1. Caro Paulo, poucos saberão a origem da palavra "fascista". A sua conotação tem a ver com o poder do castigo físico mas, por agora, apenas me sugere dizer que se todos os que não gostamos são fascistas então não há comunistas no país.
    O que a rapaziada merecia era mais do mesmo que gostam de dar e sempre que algum desses garotos abrisse a boca tivesse duas dúzias a cantar a "Grândola". É que já dói.

    ResponderEliminar
  2. Deixa lá, ó IC, qualquer dia chamam-lhe político...
    (aliás, como diz aqui em baixo, no verificador de palavras, 9386 tzoiss...)
    Ab.

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro João,
    e os que sabem já terão esquecido que as mesmas varas do fáscio Romano se encontram presentes nas armas da democratíssima República Francesa:
    http://mairie.valmanya.pagesperso-orange.fr/images/EmblemRF.jpg
    Essa espécie em vias de extinção como epíteto nem seria nova, lembra-Se do MRPP, com o «Social-fascismo do Cunhal»?
    Hahahahahaha, aí é que se dariam conta do sabor enjoativo do tema!

    Grão M&A,
    Credo, achas que a arte do insulto descerá a um tão rasteiro grau de realismo?

    Abraços dum apolítico

    ResponderEliminar
  4. O Relvas é um caso extremo, Querido Paulo, em tempo de guerra não se limpam armas..., o resto são detalhes :))

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Querida Ariel,
    a falta de nível do personagem quase faria pensar que ele é que seria o detalhe, mas como é pelos detalhes que as instituições - como as pessoas - também devem ser avaliadas, um e outras fedem por todos os lados...

    Beijinho

    ResponderEliminar