Assombrações Sindicais

A propósito da paralisação do pessoal da CP, tenho de estranhar até à exaustão os apelos a que se desencadeie uma intervenção do Governo. Com efeito, sabe-se como a actual Situação se inscreve na linhagem da I República, a mesma que, contra os Ferroviários Grevistas da época, se celebrizou por uma dureza inusitada. Foi, lembrêmo-lo, o ministério do Democrático Republicano Sá Cardoso que criou a macabra figura do vagão-fantasma, posto na dianteira das composições e atulhado à força de anteriores grevistas, para que, na pele de escudos humanos, se tornassem os primeiros a perecer, em caso de sabotagem da via pelos companheiros de luta. Quando os avozinhos assim procederam contra quem apenas demandava melhores condições laborais que as mínimas de então, poder-se-á, fundadamente, crer que os netos idólatras desse lamentado exemplo se revelarão generosos, ou simplesmente justos, para os sucessores daqueles Trabalhadores, os quais tentam defender estatutos adquiridos melhores que os do vulgo? Ainda há quem acredite no Pai Natal!

2 comentários:

  1. Na I das repúblicas a bastonada era dada a preceito, para lembrar ao povo a "igualdade e a fraternidade", e se fosse perto da hora do almoço já lhes sabia bem como "entrada".

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro João,
    o que é engraçado é que a dita cuja é estrondosamente louvada pelos actuais senhores de S. Be4nto. Que poderemos concluir de tão fervorosa admiração?

    Abraço

    ResponderEliminar