O Chalet da Condessa d’Edla


Localizado na zona ocidental do Parque da Pena, em Sintra, o Chalet da Condessa d’Edla foi construído pelo Rei D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, segundo o modelo dos ‘chalets’ alpinos que se faziam então na Europa. Foi concebido como uma construção de recreio, de carácter privado. Após o golpe de 1910, passou para a tutela do Estado republicano e, com o passar dos anos, foi-se degradando e acabou condenado ao abandono até ser alvo de um incêndio de origem alegadamente criminosa, em 1999. Só em 2007, muito graças ao fundo EEA-Grants, se iniciou a sua recuperação.

Este belíssimo edifício romântico caracteriza-se pelo uso exaustivo da cortiça como elemento decorativo e pelo seu enquadramento com a paisagem envolvente, o Jardim da Condessa. Também a pintura mural das escadas e o estuque decorativo da sala das Heras são aspectos a destacar. Um extraordinário trabalho de restauro do património, ainda em curso, que é possível visitar, num agradável passeio. Uma viagem ao romantismo do século XIX.

3 comentários:

  1. Olha, não fazia a mais pequena ideia de que tinha sido recuperado.
    Nem tudo por aí vai mal, afinal.

    Abraço a todos,
    de Longe,

    LFA

    ResponderEliminar
  2. Ainda falta, mas pelo menos já está visitável. Claro que foi com muita massa estrangeira...

    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Queria acrescentar que durante os anos de 1960s o Chalet era emprestado a um colégio de freiras - Franciscanas Missionárias de Maria - e usado como colónia de férias para as respectivas alunas - que o foram respeitosamente tratanto o melhor que puderam. Haverá muitas fotos desses tempos. Terá sido abandonado depois de 74. Abraço

    ResponderEliminar