Um acordo óptimo

Das várias insanidades do Acordo Ortográfico, saltou-me hoje ao caminho uma das mais berrantes. Os brasileiros poderão grafar indistintamente óptimo ou ótimo, variantes que o Vocabulário da Academia Brasileira de Letras regista, por não ser uniforme a pronúncia desta palavra no Brasil. Já os portugueses serão obrigados a escrever ótimo.
Agora, agarrem-se bem: num dicionário global da língua portuguesa, óptimo figurará apenas como variante legítima do português do Brasil.
É impressão minha, ou estes gajos passaram-se de vez?

3 comentários:

  1. Já agora que retirem todas consoantes mudas, duplos C's, til, acento circunflexo, cedilha e demais sinais gráficos. Não custa nada acrescentar umas alíneas ao Acordo. Aposto que os responsáveis brasileiros apoiá-las-ão com grande entusiasmo e alegria.

    Conforme vi há dias numa reportagem qualquer passada na RTP, aos vocábulos em que os brasileiros conservam o C e o P, os criminosos da nossa língua e a vergonhosa RTP, respeitam-nos religiosamente... Quanto aos outros vocábulos em que as suprimem, é que nem pensar nisso.
    Pois, repetindo-me, todos os ignorantes, RTP incluída, que escrevem 'à brasileira', sejam arrojados o suficiente e façam como sugiro acima para que sejamos todos finalmente felizes.

    E pra mais, com estas introduções ao Acordo ainda haverá um plus: facilitaremos à brava a aprendizagem do português aos jovens estudantes que, segundo os responsáveis ministeriais, tanta dificuldade têm, coitadinhos deles, em aprender a nossa língua...

    Não interessa nada assassinar o português, o que é de primordial importância para estes tarados oportunistas é lamber as botas aos 'linguístas' brasileiros. Então, já que assim é, toca a abolir todos os acentos tónicos e sinais gráficos que os acordistas brasileiros aplaudirão com ambas as mãos e seguir-nos-ão ao pé da letra. Com mais esta alteraçãozita a nossa língua enriquecerá enormemente e seremos a inveja do mundo civilizado. E alcançaremos por fim um AO renovado e verdadeiramente baril!
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Esse é apenas um dos mais de 2.000 casos de duplas grafias inventadas pelo AO90, num universo de mais de 69.000 duplas grafias que se mantêm: http://ilcao.cedilha.net/?p=2558

    A "maravilhosa língua unificada" em todo o seu esplendor, por conseguinte.

    ResponderEliminar
  3. Não é serão: é seriam. Os portugueses seriam. Se o «acordo» estivesse em vigor, se fosse constitucional, se não fosse um crime grave de aculturação e uma boçalidade totalitária.

    ResponderEliminar