Libertem a Balança!

A desorientação propaga-se e, a breve trecho, paga-se. Um sintoma inelutável dela é a nova tendência desta Primavera/Verão de se recorrer à Justiça que se diz desfuncional para sancionar negativamente os dislates da Política. Ele é a insistência em copiar a Islândia, levando o Primeiro-Ministro cessante ao banco dos réus, bem como a mais recente propositura uma acção contra o Estado pela desertificação do Interior que favoreceu. Sou contra, mesmo nos âmbitos que julgo como crime efectivo, caso da abortagem reconhecida e aplicada e, outrossim, a desvalorização da Família por alargamentos alegres e abolições de culpas dissolutórias. Que raio, nem os Hitlerianos deixaram de pagar as reformas tranquilas de muitos ministros Social-Democratas que os haviam precedido no Poder.

Anteontem vi dois comentários muito lúcidos de figuras que me não despertam emoções particulares. Quando muito, alergias às transições de campo e o cepticismo perante unilateralismos patronais poderiam afastar-me delas. Quer Adriano Moreira, quer o Eng. Van Zeller defenderam que os anteriores governantes devem ser julgados na História, que não na Barra. Concordo inteiramente, embora a tentação do Abismo e a confiança falaz do Jogador me levem a crer que, presentes nos vindouros, os impedirão de retirar lições do nosso falhanço. Seja como for, é tempo de deixar os Tribunais cumprirem a sua vocação, sem sobrecarregá-los ainda mais.


A Justiça e a Vingança Divina Perseguindo o Crime, de P-P. Proud´hon

3 comentários:

  1. Quanto a Van Zeller, tem dias, já Adriano Moreira é difil não concordar com ele, é daquelas pessoas que sabe o que diz e prudentemente, não diz tudo o que sabe... para mim é um gosto ouvi-lo.

    Beijinho Querido Paulo

    ResponderEliminar
  2. Até porque julgar socratices seria uma vergonha parecida com o processo de Rion
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  3. Claro, Querida Ariel, que não estava em causa o gabarito intelectual do Professor, embora outros, como um ressabiado Marcello Caetano, o hajam feito. As minhas reservas eram de ordem diversa - a de reservar as transferências à bola.

    Sim, meu Caro Rudolfo, esse Riom neutralizado pelos Alemães com o internamento de acusados.

    Beijinho e abraço

    ResponderEliminar