Lanceiro à carga!

Está já disponível o número 5 do “Lanceiro”, agora com o título “Cadernos Militares Magazine”, um formato ligeiramente maior e uma periodicidade que passa a ser de três números por ano.

O “Lanceiro” existe desde 1999, quando foi fundado pelo seu director, José Manuel dos Santos Costa, e saiu ininterruptamente até finais de 2007. Depois de um período sem ser publicado, voltou à carga no início de 2009 com o título “Cadernos Militares” e com um visual renovado.

Mais do que uma mera revista para consumo interno, esta é uma publicação de História e cultura militar dirigida a um público abrangente. O “Lanceiro” tem um objectivo claro, como dizia a nota de abertura do n.º 1 dos “Cadernos Militares”: “Para que não se esqueça e não se faça tábua rasa da nossa História que como disse Mouzinho "foi obra de soldados" fazemos uma publicação para todos os que sentem e vivem "os interesses permanentes e vitais da Pátria e têm o culto da sua História", tenham ou não passado pelas fileiras”.

É, assim, um verdadeiro achado. Tanto no vazio do panorama editorial no nosso país no que respeita a publicações deste género, como no espírito patriótico e de dever que o guia, valores tão em desuso nos tempos que passam. Haja quem os mantenha.

Neste número destacam-se os artigos “A Carga da Brigada Ligeira: Heróica Carga da Cavalaria Inglesa”, de Roberto de Moraes, “A Guerra 14/18: Porque morreram 10 milhões?”, do General António Martins Barrento, “Carabinas e Clavinas na Cavalaria Portuguesa”, de Jaime Regalado, e “Os ME-262”, de Carlos Passanha. Para além das secções de notícias e história e da evocação de Marcelino da Mata, é ainda possível encontrar as crónicas de Ana Costa Lopes, sobre “Aljubarrota e Batalha”, e de Filipe Barbeitos, sobre o “Regresso a Timor”.

Uma revista muito interessante que pode ser adquirida nas livrarias Barata e Férin, em Lisboa, na Galileu, em Cascais, na Lello, no Porto, na Minerva, em Coimbra, ou encomendada através do endereço de correio electrónico: jornallanceiro@gmail.com. [publicado na edição desta semana de «O Diabo»]

9 comentários:

  1. A Carga é um dos meus temas de eleição; e quando abordada por um Amigo já Desaparecido, tão Conhecedor e Minucioso...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. A propósito de carga, o Cor. Ferrand de Almeida, meu saudoso Tio, costumava dizer que o seu sonho era morrer á frente de uma boa carga de cavalaria...

    Ab
    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Tiago,
    a carga, depois da generalização da Artilharia, era a combinação perfeita da intrepidez e da perícia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. ...e do suicídio, também, em determinadas circunstâncias (vide a da Brigada Ligeira)! Mas representava, por isso mesmo, o máximo expoente da Bravura...

    Ab
    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  5. Não foi opção própria, senão obediência estrita ao que surgia como uma instrução expressa, deformada pelo entusiasmo inconsciente do jovem oficial que foi o seu mensageiro.
    Lord Cardigan ainda tentou obter o esclarecimento sobre que canhões importaria degradar, recebendo a resposta impaciente do gesto que apontava as forças Russas em posicionamento que tornaria arriscadíssimo qualquer ataque a cavalo sem preparação.
    Mas ordens eram ordens, para Gente Daquela.

    Abraço, Meu Caro Tiago

    ResponderEliminar
  6. Sim, no caso da BL a culpa recai sobre o Alto Estado-Maior (mas não costuma ser assim, sempre?!)

    Ab
    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  7. No entanto, a ordem dele emanada não comportava qualquer dose de irracionalidade. O entusiasmo do transmissor é que a deformou.

    Abraço, Meu Caro Tiago

    ResponderEliminar
  8. Pois, antes da invenção do telefone edo rádio, a transmissão correcta das ordens podia ser um problema...;-)

    Ab
    Tiago Santos

    PS: A propósito, tenho um artigo muito interssante sobre este episódio escrito (e ilustrado) pelo meu Tio há uns bons anos, no Jornal do Exército. Se quiseres posso tentar "scanerizá-lo" e enviar-to...

    ResponderEliminar
  9. Ora aí está uma louvabilíssima disposição!

    Bem hajas, Meu Caro Tiago
    Abraço

    ResponderEliminar