O Polvo É Quem Mais Ordena!

O Ministro Rui Pereira é um optimista. Quando estavam indiciados quatro agentes policiais por crimes vários, brindou-nos com umas palavras tranquilizadoras. Agora que o elenco suspeito subiu para sete, deve estar a rezar a todos os santinhos para que a coisa não tome proporções maiores.
Eu, além de não ver tudo azul quando a coisa está preta, tenho azar. Claro que 7 em 20.000 seria uma gota de água no oceano. Mas o mesmo número concentrado num concelho já é relevante e temível. Indica uma rede organizada que não sabemos quantos mais polícias indignos incluirá ainda, já que nada garante que tenham sido todos descobertos. Por infelicidade extrema, trata-se do Município onde vivo, onde jaz aquele Estoril que em tempos foi considerado, depois de Monte Carlo, o melhor canto europeu para viver. As patas da Autoridade assim untadas apenas contribuem para o dar como um canto, sim, mas do cisne, no que toca à atractividade que exerça sobre indecisos em nele se estabelecerem.
Decerto que o Governante não tem culpa de a carne de uns quantos PSP´s ser demasiado fraca. Mas tem-na todinha em deixar-se vencer pela paroxística tentação anti-alarmista de diminuir a gravidade do que rouba o pouco que resta do respeito da População que fora depositado naqueles que são (também) pagos para a proteger.

6 comentários:

  1. Infelizmente parece que sim, que é esse polvo quem mais ordena, sim...

    Beijinho Querido Paulo

    ResponderEliminar
  2. Não sabia que o número já estava em sete, Paulo. Número complicado, que recomenda um silêncio prudente. Ainda que a situação, como quase todas de que por aí se fala, não passe de um mero sinal dos tempos… :-S

    ResponderEliminar
  3. Por outro lado, acho bom que tenha sido a própria Polícia a divulgar esta situação, demonstrando uma transparência de actuação de fazer inveja a muitas outras entidades...Pelo menos desta vez não se pode acusar a PSP de "secretismo","cultura de impunidade" ou outros "mimos" semelhantes...

    Ab
    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  4. Precisamos dum Comissário Catani, Querida Ariel.

    É verdade, Querida Luísa, complicado por serem demais em meio tão circunscrito, como por ser um número da criação, da má, no caso.
    Claro que sim, mas temos de exercer uma certa profilaxia, caso contrário o contágio pode ser alarmante.

    Meu Caro Tiago,
    a Polícia tem os departamentos apropriados para tratar estes casos, que terão funcionado bem na averiguação deles. Claro que, a partir do momento em que se despoleta a intervenção judicial, abafar o caso torna-se impossível. Acho é que a desvalorização que o Ministro da tutela fez não tem cabimento.

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
  5. "..a desvalorização que o Ministro da tutela fez não tem cabimento."

    É evidente...Na ânsia de "ilibar" a insituição do comportamento desviante de alguns elementos, o Ministro veio dar a impressão de que se tratava de um caso de somenos importância, prestando-se assim a novas (e merecidas) críticas...

    Ab
    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  6. Se quem cala consente, quem mitiga a podridão encoraja-a.

    Abraço, Meu Caro Tiaqo

    ResponderEliminar