Grades versus Degradações

No Estado Norte-Americano do Wisconsin dezoito votos de Freiras retiradas num convento foram invalidados por carecerem da assinatura de uma testemunha. Muitos bem-intencionados lastimarão semelhante nulidade, como um episódio mais da perseguição às Ordens Religiosas que assombra o Ocidente há pouco mais de duzentos anos. Os mais desconfiados admitirão até que os poderes públicos teriam encontrado o móbil ideal para introduzirem na clausura um agente provocador.
Não assim o escrevinhador que vai botando faladura. Acho que as Religiosas ficam a ganhar, penso que retirar-se do Mundo só é consequente se não se ceder à tentação de participar em votações, não vejo que se possa querer ficar mais perto de Deus através da mediocridade malévola de escolhas eleitorais - como todos sabemos desde Barrabás - e, finalmente, lembraria que o Voto que Lhes concerne é o que significa Compromisso com a Cruz, não o que se esgota no comprometimento de uma cruzinha.
A imagem é O Parlatório do Convento de São Zacarias, de Francesco Guardi

2 comentários:

  1. A pintura até tem um isolamento muito esbatido mas o que quero dizer é que o interesse das irmãs em votar podia ser querer passar do convento para o cabaré
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  2. Eu queria, sobretudo, acentuar as grades conventuais, até porque as retratadas são, ao que parece, recolhidas, que não as que optaram por professar.
    Quanto ao resto, um cabaret muito pouco selecto, salta à vista.

    Abraço, Caro Rudolfo

    ResponderEliminar