Dom?

Leio a notícia do equivalente Romano ao pavor Gaulês de que o Céu lhes desabasse em cima e não posso deixar de sublinhar vários equívocos:
1- Chama-se «profeta» ao alegado preditor de um sismo, Raffaele Bendandi, o que é incorrecto, pois a palavra não significa originariamente "adivinho", mas "aquele que fala em nome de Deus" e o visado, embora autodidacta, apenas invocou como base a Ciência.

2- A reacção dos opinion makers do nosso mundinho canaliza-se contra os ditos profetas da Desgraça, enquanto que o Antigo Testamento alertava os leitores contra o seu inverso, os falsos profetas, entendidos como os que previam em bases optimistas. Como os políticos de hoje, para cativar.

3- A população da capital Italiana terá perdido a Fé no Divino, o que no ambiente descristianizado de hoje nem admira. Mas parece também ter deixado de acreditar em si própria: então Roma não se tornou conhecida como a Cidade Eterna?

4- Àqueles que celebram sem contenção a ultrapassagem do momento crítico à revelia do terramoto, gostara de fazer ver que o visionário acertou, embora de forma imprecisa, num grande cataclismo - depois de tanta expectativa, este horrível meio em que nos movemos continua infaustamente a singrar.
Deixo-Vos com a sugestiva Parada dos Falsos Profetas, de John Alexander

3 comentários:

  1. Eles ainda devem ser dos que pensam que astronomia e astrologia são a mesma coisa
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo
    deixou um novo comentário na sua mensagem "Dom?":

    Eles ainda devem ser dos que pensam que astronomia e astrologia são a mesma coisa
    Rudolfo Moreira

    Publicada por Anónimo em Jovens do Restelo a 12/05/11 16:55

    ResponderEliminar
  3. E depois ainda falam dos outros como aqueles que andam no mundo da Lua, Caro Rudolfo...

    Abraço

    ResponderEliminar