Toxicologia das Multidões

Em dia de aniversário de Salazar, ocasião perfeita para publicar aquela que, para mim, é a mais feliz ilustração do carácter do Estadista; a leitura por Ernesto de Oliveira e Silva, líder dessa Acção Escolar de Vanguarda de que em breve falarei, dum discurso no gabinete do Presidente do Conselho. O contraste é flagrante entre a exaltação da juventude que presta o tributo e o ar enfiado do Governante, mesmo na circunstância de a organização que o homenageava ser um aspirador de excitações temporário, criado e alimentado pelos colaboradores do Regime, para esvaziar de fulgores heterodoxos ou modistas e de instrumentalizações exteriores os seduzidos em escassa idade pelo apelo Nacional-Sindicalista de Rolão Preto.
O Génio de Santa Comba era absolutamente céptico quanto ao entusiasmo em política, como aos arrebatamentos das e pelas massas, no que, considerados os ímpetos revolucionários delas, quer no campo Nacional, quer nos internacionalistas, igualitarizantes ou concorrenciais, me obriga a reconhecer-Lhe toda a razão. O aspecto algo embaraçado com que escuta os elogios e as juras de disponibilidades exacerbadas, como o facto de permanecer de pé, não disfarçam sob a capa da modéstia tímida e da polidez a pressa de pôr aquela malta a andar dali para fora.
É a irredutível diferença entre quem é vocacionado para exercer o Poder como uma constante de lucidez sacrificial e aqueles que o tomam sem maturação ou maturidade por um feito expresso na conquista e no serviço de um carisma. Sabe-se como a primeira postura costuma prevenir melhor as catástrofes.

3 comentários:

  1. Ah, ah! Bem apanhado!
    Sabes, segundo me disseram, o Cunhal também não tinha grande pachorra para os revolucionários exacerbados de socialismo científico. Parece que muitos deles circulam agora por paragens menos agrestes.
    Ab.

    ResponderEliminar
  2. Ele está com uma cara mais esverdeada do que as camisas dos meninos de braço ao alto
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro RAA,
    é o problema da adesão a um sistema total supra-pessoal: quando abre brechas a personalidade escapa-se por elas...

    Meu Caro Rudolfo,
    será enjoo?
    Mas isso deixa-me tentado a publicar um postal sobre a Cor na Política.

    Abraços

    ResponderEliminar