Sugestão para a noite de Sábado


Adepto inveterado do cinema europeu de '60-'70 e, quando muito '80, não tenho grande pachorra para filmes estadounidenses, sobretudo os actuais, repletos de clichés demo-liberais, multi-culti e outras parvoíces. Contudo - e ainda bem! - há excepções. E boas. Uma delas é The Apostle, escrito, dirigido e interpretado pelo grande Robert Duvall, o incomparável Consigliere da saga Godfather, o napalm cowboy de Apocalypse Now, o apaixonado pelo tango e pela Pátria gaúcha, quem volta e meia encontro a caminhar por Buenos Aires junto com sua bella mujer argentina. Em contas muito resumidas: a obra trata de um pastor evangélico mulherengo que se mete num grande sarilho e vê-se obrigado a fugir para o Sul, onde, recomeçando a vida sob identidade diversa, constrói a sua igreja e volta a pregar, convertendo e praticando o bem na pequena comunidade.

2 comentários:

  1. Um filme extraordinário, sem dúvida.

    Vi-o há muitos anos no defunto Cinema Quarteto, se a memória me não falha, e é daqueles que não esquece.

    Estranhamente, assim me quer parecer, tenho a sensação que foi um filme sobejamente negligenciado pela maioria dos meus amigos e conhecidos que afirmam gostar de bom cinema, de qualidade. Não me recordo de ter tido uma única conversa memorável sobre esta película.
    Obra subvalorizada, será? ou será só impressão minha?

    Abraço de Longe,

    Luís F. Afonso

    ResponderEliminar
  2. Caro Luís F. Afonso,

    Concordo 100% consigo, pois a minha experiência foi igual. Que a crítica, em geral, tenha negligenciado o trabalho, não surpreende, já que o Duvall não comunga com a cartilha do establishment. Agora, a ausência de um mínimo de entusiasmo mesmo entre os amigos é que é incrível. Para mim a obra está inegavelmente subvalorizada. Paciência!

    Abraço igualmente Longínquo.

    ResponderEliminar