Mais Vale Tarde Do Que Nunca!

Em dia de onanismo congratulatório por parte dos autores do golpe do Carmo, tendo em conta ser o Período Pascal propício ao arrependimento que devemos valorizar, deixo, sem grandes acrescentos, A Mão ou Os Remorsos da Consciência, de Salvador Dali, pesadas que foram as recentes palavras desta palinódia do mais creditado criador abrileiro.

4 comentários:

  1. Querido Paulo, não é este o lugar para lhe confessar o transtorno e o drama que os acontecimentos do 25 de Abril causaram à minha família que tinha a vida estabelecida no Norte de Moçambique...., adiante. Mas há valores que ultrapassam as circunstâncias de cada um. Ninguém poderia supor nem antecipar esta nova tragédia nacional, e muito menos o homem que queria meter uns quantos no Campo Pequeno.. Se olharmos para a taxa de mortalidade infantil à data de 1974, e verificarmos que hoje temos das melhores taxas do mundo, temos de concluir que alguma coisa se andou.
    Fico muito contente que já esteja melhor de saúde.
    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Querida Ariel,
    nunca falo de interesses pessoais, meus ou Doutros, na defesa de ideais, a menos que sejam pelos Próprios ou por Terceiros trazidos à colação. Tento sempre reger-me por princípios e valores, independentemente da conveniência, como bem diz, não esperando menos Daqueles com quem debato. E são esses quadros gerais que me provocam a rejeição profunda da triste obra que vejo condicionar-nos.
    Convido-A a fazer a comparação com a mesma taxa à data da chegada de Salazar ao Poder. E assim a verificar o muito mais que se andou nesses 40 anos, comparando com os 37 de que tanto gosta...

    Beijinho, sem sombra de ressentimentos

    ResponderEliminar
  3. A taxa de mortalidade infantil não começou a baixar em 1974. Nada disso. Principia a descer a sério nos anos 30: passa de 144‰ em 1930 para 51‰ em 1970. Isto em virtude da melhoria das condições de nutrição e higiene públicas, assim como dos planos de vacinação iniciados no Estado Novo. Por força destas medidas, a mortalidade infantil tenderia sempre a ser residual, com ou sem democracia.
    O mesmo digo sobre a esperança média de vida à nascença, que passou de 38 anos (36 para os homens e 40 para as mulheres) em 1930 para 67 anos (64 para os homens e 71 para as mulheres) em 1970.
    O que subiu assustadoramente nos últimos anos foi a mortalidade pré-infantil. Esta sim, da exclusiva responsabilidade dos democratas. Caramba, também é preciso reconhecer-lhe o mérito!

    ResponderEliminar
  4. Entretanto, o comentário do Bruno cruzou-se com a minha resposta e trouxe os números que a motivavam.
    Ah e a imputação adicional, tão assumida pelo Regime...

    Beijinho e abraço

    ResponderEliminar