Das Faltas de Espaço

A questão aqui exposta é tudo menos nova. Ainda há anos poucos, o General Espírito Santo, então Chefe do Estado Maior ou do Exército, ou das FA´s, dava uma entrevista televisiva em que se pronunciava pela inclusão das Senhoras mais vocacionadas nas Forças Armadas, até em missões de combate como as dos pilotos de caça, mas, pese o exemplo mítico das Amazonas, desaconselhava-lhes certos domínios, como operações de dias inteiros enterrados na lama, por inadequação física, a que poderíamos, acrescento eu, ressalvando a dos tratamentos de beleza, adicionar a escassa predisposição psíquica.
Neste caso da cosmonáutica russa, porém, as dificuldades morfológicas parecem ser apenas um aperitivo para a verdadeira oposição, que é de incompatibilidades de caracteres acentuadas num ambiente restrito, sem viabilidade de passeios em papel de fuga, a salvação rotineira das oposições nos casais. E a conclusão a que se chega é que, num meio fechado como uma nave espacial, as incompreensões entre os géneros são precisamente da mesma natureza das que causam acidez doméstica. Talvez porque seja tentador fazer de uma cápsula um pequeno lar, ao contrário do ambiente mais lato e menos privado dos quartéis e academias. Tensão que poderia ter sido evitada se o Sr. Valeri Bogomolov e restantes responsáveis pela exploração espacial de Moscovo tivessem lido, ou distribuído, este manualzinho de relacionamento, como, simplesmente, seguido à risca o título expressivo que exibe:







Roga-se, contudo, que não seja inferida uma qualquer sugestão de que o envio de tripulações a Vénus devesse acarretar composições exclusivamente femininas...

4 comentários:

  1. Não seria inferida se não fosse o último parágrafo com o toque do GP!

    ResponderEliminar
  2. Ora, esse toque de gosto preclaro não está muito mais presente no post seguinte?

    ResponderEliminar
  3. Só mulheres num caixote voador acabava com elas todas arranhadas e de cabelos arrancados
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  4. Uma "catfight", então?
    Bem, é certo que a claustrofobia costuma afectar mais facilmente as Senhoras, pelo que uma cadeia de comando rígida num tão pequeno ambiente poderia ampliar as predisposições conflituais das susceptibilidades encontráveis em certos meios com exclusividade Delas.

    Abraço, Meu Caro Rudolfo

    ResponderEliminar