Crime Em Massa

Sinto sempre como causa perdida a procura da racionalização de um assassínio indiscriminado. Justamente por as vítimas serem as que o azar coloque no caminho, creio ser inelutavelmente falacioso procurar motivações menos desconexas, como a da vingança. Assim, na tragédia que atingiu os nossos Irmãos Brasileiros em Realengo, numa escola, à semelhança do que se vai repetindo em paragens diferentes. Tentar, como neste texto, descobrir propósitos de desforra do bullying de anos antes não é aceitável, já que só seria explicação admissível se tivesse havido uma selecção dos atormentadores de outrora, para lhes causar sofrimento, ainda que indirecto, no caso de os alvos serem filhos deles. Claro que a rejeição e o acossar contínuos podem deformar uma personalidade. E, remoendo a solidão daí bombeada, há a possibilidade de tentar ilusoriamente ultrapassar a impotente condição a que se fora remetido, tornando-se, por uma vez, sujeito activo do Mal, circunstância em que a identidade dos atacados já não importará.
Oooops, com divagações deste jaez acabo de cair na pecha sistematizante de que desdenhei, um outro crime contra uma massa, a cinzenta. Cala-te boca, venha o fim de semana. Que desejo bom a Todos os que estejam isentos de lutos destes para carpir.

7 comentários:

  1. Bom fim de semana também para ti...

    Ab
    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo Cunha Porto,
    Desculpe a demora em cumprir o prometido. Não me poderia nunca disso esquecer, mas como por vezes dizia o meu saudoso Pai, «o óptimo é inimigo do bom». Tinha planeado entregar-lhe uma espécie de brochura semi-manufacturada da reprodução, mas a verdade é que isso, para ficar bem feito, tem as suas complexidades e exige algum tempo, de que não pude, de facto, dispôr. Assim, e mais modestamente, queria enviar-lhe,imediatamente, o essêncial da promessa, isto é, um ficheiro informático legível, que já aqui tenho pronto.
    Para tal, preciso que me indique o seu endereço de correio electrónico, por exemplo, para aqui: «fcmoncada@sapo.pt»
    Forte abraço!
    Francisco Cabral de Moncada

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, Tiago Amigão.

    Meu Caro Francisco Cabral de Moncada,
    qual demora! Obrigadíssimo, em todo o caso, pela disponibilidade.
    Vou já enviar o entereço.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Meu caro Paulo Cunha Porto
    Que não te martirize a consciência a justa crítica que acabas de fazer.
    Um bom fds para ti
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro Carlos Barbosa de Oliveira,
    tentarei, mas pergunto-me tanta vez se, nesta matéria, a Justiça não estará, à partida, a dar para esburacada...

    Abraço e o mesmo para Ti

    ResponderEliminar
  6. Ou as memórias doridas fizeram um coágulo do fluxo do tempo e a fixação pensou o conjunto da escola como o mesmo da infelicidade
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  7. Fala Quem estudou o âmbito do assunto, Caro Rudolfo. Mas será assim tão diferente?

    Abraço

    ResponderEliminar