Crepúsculo Em Abril

Prova provada de que a intriguinha política das cúpulas - e cópulas - partidárias vicia é o facto de, entretida a gente com a pré-campanha, se não ter meditado suficientemente no fogo ateado à maquinaria das portagens a instalar na Via do Infante.
Se o conceito de Desobediência Civil de Thoreau tem uma base de partida mais admirável, porque assente na comoção face a situações de atentado à dignidade humana de outrem, pessoal ou nacional, conforme se referisse à Escravatura ou ao Expansionismo à custa dos Vizinhos do Sul, a força aqui empregue também merece uma certa dose de admiração, embora de diversa natureza - a devida à capacidade de autodefesa perante uma ofensiva de obtenção de receitas que se encontra atolada na ilegitimidade absoluta do esbanjamento correlato e da avalancha da repercussão dos sacrifícios.
O Rebelde do «Bosque» extrapolou, a partir da sua revolta, chegando à conclusão de que o melhor governo seria o que governasse o mínimo possível. Neste sentido, a acção violenta do Algarve, até porque dirigida a entes sem vida, é mais justa, porquanto brota da noção de que este Governo é que é tanto menos mau quanto menos governe. E a Justiça reside em tratar cada qual segundo o seu mérito, a generalização é sempre o inverso dela.
Ao contrário do que aparenta, o fogo não foi ateado pelos incendiários de que se trata. Eles apenas deitaram gasolina nas brasas sobre que os ameaçavam fazer andar. Alvorada em Abril? Só se for pela hora de mais este incidente...

2 comentários:

  1. Vai no mesmo caminho o Boaventura que diz para outros pagarem a dívida
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Rudolfo,
    aí nem sequer se põe um problema face ao Poder imediato, mas uma tentativa de lhe orientar os posicionamentos perante o Exterior. Além de confundir a assunção de dívida Islandesa com obrigações próprias. Mas isso...
    Quero no entanto salientar que não ponho em pé de igualdade a acção directa Algarvia e a contestação Thoreauniana: onde aquela visa preservar a bolsa de ataques em preparação, a segunda traduz pura luta no plano de Princípios sem interesse próprio imediato envolvido.

    Abraço

    ResponderEliminar