Chagas do Regime

A candidatura de Fernando Nobre ao parlamento como independente pelo PSD está a gerar um chorrilho de apreciações e detracções da figura, que é o que menos interessa. Julgo que seria mais proveitoso equacionar o estatuto de menoridade que condiciona a Independência neste regime, ao permitir que não-filiados apenas se apresentem em listas de partidos, ou seja, com a sua autonomia completamente embaciada. A aceitação deste condicionamento pode, porém, fazer ricochete pontual, quando o arrebanhado tem peso próprio. Foi o que se passou com João Chagas e o Partido Democrático na sinistra I República, em que o aureolado polemista da Propaganda defendia por norma posições mais alinhadas que o próprio Afonso Costa, mas em que a satisfação de uns quantos caprichos de ambição e posicionamento o levaram a ser chamado a amante cara do Partido. E, não pondo em causa a sinceridade do ex-Presidenciável no desejo de intervir, mesmo engolindo a hesitação estimável que o terá assaltado, há um aspecto no caso vertente que soa muito malzinho: anunciar à cabeça a atribuição da Presidência da Assembleia ao aderente tresanda a suborno por todos os lados.
Cardume de Candidatos Improváveis, de Paul Wootton

6 comentários:

  1. Querido Paulo, a verdade é que todos criticam a piolheira, mas todos gostam de catar piolhos. Eu como nunca acreditei nele, a triste safistação que tenho é acabar por confirmar mais cedo do que esperava o que sempre pensei. Para os que genuinamente acreditaram nele, deve ser um golpe muito duro de suportar. Quanto ao resto é como muito bem diz o Paulo, aceitar com o pressuposto da Presidencia da AR é vergonhoso.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. De facto, o homem é um verdadeiro "chaga" para muito boa gente...

    Ab

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  3. é a técnica da "caixa dos robalos"..., parece que deu resultado...
    O pior é o mau cheiro, quando exposto à luz do sol.
    Pode ficar-se sem clientela num instante.
    É um risco e uma maçada.
    (juro que já não sei se rir, se chorar...)

    ResponderEliminar
  4. Tresanda a suborno, é verdade, Paulo. Mas suborno por parte de quem?... ;-)

    ResponderEliminar
  5. Vai sair o tiro pela culatra e afastar votos em vez de atraí-los
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  6. Querida Ariel,
    com efeito, a cidadania sempre na ponta da língua costuma servir aos partidos, duma forma ou doutra. Sem embargo de reconhecer que há diferenças de autonomia pessoal, por exemplo, nos EUA. Mas aí a viciação vem do foundraising. É um fado!

    Meu Caro Tiago,
    chaga que abriu muito, nas últimas horas...

    Querida Margarida,
    é rir, é rir, lágrimas só se for de tanto fazê-lo.
    Falou em robalos, mas pelos comentáriios zangadíssimos que inundaram tudo o que podia recebê-los, muitos arrependidos dos votos presidenciais que Nobre obteve paracem achar que ele está a... ROUBÁ-LOS.

    Bem, Querida Luísa, o ovo, ou a galinha?
    Nobre oferecendo a Passos a extensão de um espaço vital no Eleitorado, ou Passos outorgando a Nobbre um poleiro para papaguear intervenções cívicas. Não são egoístas, é dar e receber. Mas talvez ambos tenham enganado o outro.

    É possível, Meu Caro Rudolfo, até porque parece que dentro do universo laranja a coisa foi muito mal recebida.

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar