Animais, Nossos Amigos

Dedicado à Bomba Inteligente Que fez anos e sempre defendeu os nossos Irmãos sem Livre Arbítrio:

Nunca pensei ter de vir a dizer bem deste nosso Parlamento, mas a Vida não cessa de me ensinar que do pior pode surgir sempre um instante redentor. A cessação do abate horrendo sem justificação alimentar honra quem a favorece, mesmo que sob a mediata forma de desejo. Mas se mediata é, não quero crer que a emanação dela se deva apenas a ser... mediática. E o voto descrito, assim assumido em uníssono, não parece visar votos de papel, quer por os beneficiários directos não terem cartão de eleitor, quer por nós outros, os animais que o temos, não sermos postos perante a escolha de uma facção promotora deste passo em frente. Pouco me importa que a atitude possa ser apontada como um gesto estéril para aliviar a consciência. A prática do Bem nasce tanta vez de uma incomodidade diante do Mal, que não creio que o impressionante retrato de São Francisco de Assis do Anónimo Italiano, que se junta, hoje Lhe faça justiça. Lá do Alto, pensando neste torrão sofredor e em alguns responsáveis por essa Dor que para sempre pareciam perdidos, deve ter voltado à Alegria que tanto experimentou e pregou.

5 comentários:

  1. Pois é, o gesto é bonito e certamente ético, mas o problema são mesmo os detalhes...Uma aposta de que neste caso, como noutros, a coisa não vai passar...do papel?

    Ab

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Tiago,
    uma legislação qualquer, para ser eficaz e duradoura, tem de assentar na tomada de consciência que a favoreça e preceda. Daí a importância deste marco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Talvez, mas receio que esta seja mais uma para "inglês ver" (a propósito, qual é a origem desta expressão, sabes?)...

    Ab
    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  4. Pensava ver a capa do livro do Afonso lopes Vieira
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro Tiago,
    mesmo assim, gota a gota se muda a receptividade cultural. Não tenho presente, mas comprometo-me a procurar num livreco sobre as origens das expressões que para aí tenho.

    Meu Caro Rudolfo,
    fica prometida para outra ocasião.

    Abraços

    ResponderEliminar