Vox Populi

Esgotar a bateria do iPod pode ter consequências inesperadas. Foi o que me aconteceu hoje, num autocarro da Carris, levando-me a reparar inadvertidamente num interessante diálogo que se desenvolvia a meu lado. Não resisto a replicar aqui a troca de palavras entre um par de adolescentes lisboetas, utilizando descaradamente o título de uma fabulosa série de postais desenvolvida pelo Eurico de Barros.

Primeira jovem: «Uma pessoa tem todo o direito de não saber onde ficam os países.»
Segunda jovem: «Pois é, afinal isso serve para alguma coisa?»
Primeira jovem: «Ainda no outro dia, perguntaram-me onde fica o Paquistão. O que é que isso interessa? Por acaso até sei, fica na Ásia. Ao pé daqueles países que acabam todos em ão. Paquistão, Cazaquistão... esses todos.»

De imediato, lembrei-me as palavras sábias de Ortega y Gasset, que acusava a era moderna, a tal época do «homem-massa», de ter consagrado «a vulgaridade como direito».

3 comentários:

  1. ...só para isso se entende a utilidade de se utilizarem (passe a redundância) transportes públicos (assim entendo, Pedro Lomba... - private joke)

    ResponderEliminar
  2. Cara Margarida,
    Não percebi bem se o Pedro Lomba escreveu isso, mas na minha opinião os transportes públicos são bastante úteis, principalmente em Lisboa. Eu por exemplo, todos os dias apanho vários transportes no meu trajecto para a faculdade. Só que normalmente vou entretido com o iPod e não tomo atenção ao que se passa à minha volta. Quando fico sem bateria, é como se entrasse num admirável mundo novo! Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel, obrigado por recordar. Fartei-me de rir! Abração.

    ResponderEliminar