Sem Água na(s) Boca(s)

Decerto que a degradação dos hábitos alimentares nos encaminha para a Doença. Mas, se essa é uma causa imediata, a raiz profunda encontra-se na busca do conforto que lhe está subjacente. Ao eliminar o exercício natural, remetendo o esforço de que o organismo precisa para horas compensatórias num dos extremos do dia, o nosso mundo está a pedi-las. Ainda pior quando a gula se orienta não já para a ingestão de quantidades, mas para a equação que assenta na facilidade e rapidez da preparação, como na menor subtileza da degustação. Nesse sentido, é muito importante atentar na comparação que o Médico Kevin Patterson nos revela, da alteração dos tipos morfológicos que se expande do Ocidente para outras sociedades. Desde que não se caia na armadilha da culpabilização da nossa área por mais essa exportação de um malefício prejudicial ao resto do Mundo, já que fomos os mais prejudicados e há mais tempo. Dessa forma, fico de boca aberta (ai!) com a oportunidade perdida pelo Presidente Chávez: tendo pregado à Frei Tomás o emagrecimento dos Venezuelanos, não se lembrou de culpar o Capitalismo pelo alastramento da calamidade de obesidades e diabetes, domínio em que as multinacionais e o Mercado, efectivamente, têm culpas no cartório; mas, bem pelo contrário, ocorreu-lhe responsabilizar este sistema económico pela ausência de vida em Marte. Qual será o termo equivalente a lunático, no caso em apreço? Marciático? E não devemos sublinhar, como truísmo e tautologia irrefutáveis, que o apertão de cinto pelo Dr. Teixeira dos Santos a nós imposto estava afinal era a tratar-nos da saúde?

8 comentários:

  1. O Chaves é um pândego, Querido Paulo, essa de Marte é de ir às lágrimas...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Paulo, o Chavez não atacou por essa via porque ele próprio – apreciando-lhe objectivamente o arcabouço – é capaz de já ter aderido à moda exportada. E, vendo bem, que não haja vida em Marte é coisa que lastimo muito mais do que a possível obesidade (e suas consequências) do caudilho venezuelano. ;-)

    ResponderEliminar
  3. Mas dá-lhe para mobilizar eleitorado, Querida Ariel. Confessemos que este nível cósmico já nem é teoria da conspiração, é a persistência radical da diabolização. Lembra-se dele a benzer-se quando falava no Presidente W. Bush?

    Daí a minha ideia de estarmos diante de um Ftri Tomás que bem prega, Querida Luísa. Mas não A sabia tão implacável para com o arrematador dos Magalhães do nosso vrndedor de electrodomésticos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ah, então é por isso que eu o vejo muitas vezes com aqueles fatos-de-treino fantásticos, de tyrilene transpirável :)
    Boca fechada, muita restrição e muito exercício físico.

    p. Oh meu Deus, há quantos anos não dizia eu a palavra Tyrilene. Foi preciso ver o Chavez e pronto...

    ResponderEliminar
  5. Querida Patti,
    Alguém maior pometeu sangue suor e lágrimas. Este "desportista" fica-se pelo suor. O que, como é compreensível, cheira muito mal.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. O primeiro ministro já tem futuro como dietista do amigo venezuelano
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente, o camarada Chávez na sua juventude leu demasiado Miguel Serrano (creio que ainda lê).

    ResponderEliminar
  8. Meu Caro Flávio,
    claro, eu também suspeito que o Capitalismo está por detrás duma borbulha que me apareceu...

    Abraço

    ResponderEliminar