O mito do Portugal livre de energia nuclear


Não consigo evitar um sorriso sempre que encontro activistas conta a energia nuclear. Dizem eles que «Portugal Nuclear, Nem Pensar!». Talvez quando olharem para este mapa durmam um pouco menos descansados. É sabido que Espanha tem várias centrais nucleares em funcionamento. O que pouca gente sabe é que uma delas está aqui bem perto de nós. É a central de Almaraz, na província de Cáceres, cuja refrigeração está a cargo do rio... Tejo. Pois é, e está a 160 km de estrada da fronteira portuguesa, o que dá cerca de 100 km em linha recta. Com dois reactores, esta central gera 9% de toda a energia produzida em Espanha. Enquanto muitos se entretêm com debates sobre um Portugal livre de energia nuclear, é bom que se lembrem que o nosso país está na mira de todos os riscos, sem tirar qualquer benefício.

7 comentários:

  1. Meu Caro Miguel,
    a força maior da argumentação em prol do nuclear é a de - resolvendo o problema dos detritos, o que nem sempre acontece - se tratar de uma energia limpa, por não libertar o volume de gases de outras. Será, mas desde que tudo corra bem. E, como eu sou pessimista, só abro a boca de espanto por não sucederem mais desastres. Pelo que, em relação às de Nuestros Hermanos, só resta rezar, não temos voto na matéria.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo,
    Partilho a preocupação com o risco da energia nuclear. E apesar das evidentes mais-valias, há perigos que não podem ser descartados, como o desastre do Japão infelizmente está a demonstrar. Mas a verdade é que não podemos acreditar na ideia de um Portugal livre de energia nuclear quando temos dois reactores em funcionamento a menos de 100 km da fronteira.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caríssimos

    A energia nuclear é, certamente, um "pau de dois bicos". Mas eu pergunto-me se a construção maciça de barragens produtoras de "energias limpas", como está a ser feito, não terá, a prazo, maiores custos ambientais do que a construção de uma única central nuclear, assumindo que "tudo corre bem" (como tem corrido até ao momento com as de "nuestros hermanos"...)

    Ab

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  4. Caro Marcos,
    A sabedoria popular não engana.

    Caro Tiago,
    Não existem «energias limpas». Todos os tipos de energia têm as suas vantagens e os seus riscos. O problema é que os perigos da energia nuclear são indiscutivelmente mais destrutivos que os perigos associados a uma central hidro-eléctrica. Mas também há riscos associados a este tipo de energia. Talvez escreva sobre isso brevemente.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Caro Miguel

    Totalmente de acordo! Mas a minha interrogação era mais sobre a questão dos impactes ambientais de uma central vs. os de muitas barragens, em comparação com os correspondentes benefícios energéticos...As pessoas em geral não fazem ideia da quantidade, variedade e complexidade dos impactes provocados pela construção de uma única grande barragem, quanto mais de 10 (que é o número previsto)...

    Ab

    Tiago Santos

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar