Sugestão para Sábado à noite


The Field (1990). Ambientado na Irlanda dos anos 30 - ainda celta, católica e rural -, este grande filme trata do apego à terra por aqueles que a cultivam, na continuidade das gerações que nela não só encontram o seu sustento material mas também o seu suporte identitário. Tal concepção tradicional da terra como património físico e moral - na indiscutível chave barrèsiana da terra e dos mortos - choca frontalmente com a modernidade materialista e especuladora. Este embate mortal é aqui examinado através das fantásticas actuações de Richard Harris e John Hurt. Gostei tanto desta obra que em 1995, durante um périplo pela Ilha Esmeralda, fiz questão de dar um salto ao local da filmagem - e não faltou o pint de Guiness no pub que tantas vezes serve de cenário.

5 comentários:

  1. Caríssimo Amigo Marcos:
    Bela sugestão. Onde passa a fita? E a que horas?
    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro João: falha minha não ter informado, mas todas as minhas sugestões não estão na TV mas na Web... é a minha concessão aos tempos (ainda) modernos... Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  3. Falha nenhuma, Amigo Marcos, eu próprio fiz o mesmo no passado Sábado. A minha pergunta é que foi feita distraidamente, pois por momentos imaginei que a RTP 2, que por vezes nos traz bons fimes nas suas sessões duplas, nos brindasse hoje com esta película.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Cada vez se pode dizer menos "eu já vi esse filme", neste desenraizado mundo dos subúrbios triunfantes e do olvido dos Maiores.
    A Irlanda ainda é uma ilha, mas consta-me que de forma crescentemente moderada, pese a Geografia.
    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Aquela Irlanda celta, católica e rural vive apenas na memória de alguns, nos livros, nos filmes antigos e de época. A de hoje já está descaracterizada no mundialismo. Abraço amigo Meu Caro Paulo.

    ResponderEliminar