A Escalada do Nu

Confesso que hesitei, ao tentar encontrar a interpretação correcta para a indignação dos circunstantes em face da prioridade dada pela equipa de salvamento da alpinista desnudada da Califórnia à cobertura do seu corpo por vestes, em detrimento da recolha imediata da aflita aventureira. Com efeito, apesar do cuidado de terem dado a missão a um elemento do género feminino, nestes tempos tal não dá garantias de, estando a socorrida em pelo, os autores do seu abraçante resgate não virem a ser acusados de comportamento impróprio e atentado ao pudor, na mais benigna das hipóteses académicas dum litígio. Como também tive em mente o acquis artístico indutor de reprovação em circunstâncias conexas, o de Millais ter apelidado o herói que apressadamente liberta a menina em apuros, tal como ela veio ao Mundo, de Knight Errant, o que tanto dá para Cavaleiro Andante, como para Cavaleiro Que Faz a Asneira...


Há, de facto um sentido mais sério e preocupante - o de, naquela praia de nudismo, os banhistas e outros frequentadores pressionarem todo e qualquer turista passageiro a manter a forma de naturismo radical que preferem. O que nos leva ao estado das sociedades ocidentais de hoje, pejadas de enclaves de cumplicidades localizadas que procuram a todo o custo fazer soar bem alto a demarcação do Todo com que, em conjunturas mais saudáveis, deveriam privilegiar laços. É a entropia sócio-cultural.

4 comentários:

  1. Quando for grande, quero escrever postais assim, Mestre Paulo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Tão longos e enfadonhos, Meu Caro João?
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Aquela gente simplesmente não raciocinou, Paulo. A circunstância de qualquer operação de salvamento deste tipo implicar discretas – ou menos discretas – apalpações deveria pô-los de sobreaviso, porque é pelo contacto de uma pele presumivelmente limpa pelas águas batidas do mar com outra pele presumivelmente emporcalhada pelas lixos acumulados nas rochas que se transmitem os piores germes. ;-)

    ResponderEliminar
  4. Ehehehe, uma preocupação digna da Suíça, Querida Luísa.
    Agora percebo a razão da armadura que a socorrista envergou, de fazer inveja ao medievo guerreiro da pintura.

    Beijinho

    ResponderEliminar