A Demagogia do Freio

Miguel Sousa Tavares ainda vai sendo dos comentadores a que dispenso minutos de atenção, sem, entretanto, concordar em muito. Mas na Segunda-Feira verificou-se uma total abdicação do sentido crítico. Ao condenar o megaprotesto previsto para dia 12, lançou-se no estribilho da demagogia e da irresponsabilidade para diminuir os projectados participantes nos desfiles contestatários.Conviria lembrar que o demagogo é, por definição, aquele que afecta defender os interesses do Povo com o fim de o dominar. Para isso é forçoso liderar um partido, coisa que a amálgama de explorados e enervados de Sabado vai sendo, justamente, acusada de não ter. Recorde-se, a origem da designação e seu estigma remonta aos chefes do Partido Democrático Ateniense, que durante a Guerra do Peloponeso usavam os apelos patrióticos à Unidade para refrearem as oposições da população, precisamente o mesmo que MST vai fazendo com recurso ao o chavão da responsabilidade.
O cúmulo atingiu-o quando troçou da pretensão dos inconformados em acabar com os financiamentos públicos dos partidos, limitando-os às quotizações partidárias. É perfeitamente lógico que em altura de sacrifícios estes comecem por organizações que dizem servir a população. E se proto-revoltados do dia se dessem conta de quanto custa cada eleição e decidissem ser consequentes com os seus sentimentos, libertos da intoxicação das lições de amestramento, digo, cidadania, seriam estes tristes espectáculos que também se apressariam a atacar.

6 comentários:

  1. Paulo, não sei o que nos separa, mas este seu texto cabe, certamente, naquilo que nos une. ;-D
    P.S.: Já do MST sei perfeitamente o que me separa, que é a sua sistemática e mal fundada indefinição. Ora está com eus, ora com o diabo, o que em si mesmo não seria criticável se os contínuos «volte-face» se apresentassem com fundamentos mais sólidos e menos atamancados.

    ResponderEliminar
  2. Errata: onde se lê «eus», deve ler-se «deus».

    ResponderEliminar
  3. Querida Luísa,
    Este Bloguismo, unido, jamais será vencido!

    Sousa Tavares quer-se e creio que com honestidade, um paroxismo de centrismo ideológico, que é o melhor meio de se não centrar na abordagem que resolve os problemas. Gosto especialmente de o ouvir sobre Ética, quando se não refugia no juridicismo. Sobre intervenções internacionais, quando não desemboca no entreguismo. Sobre a insensatez de certo desenvolvimento, quando não se demarca da firmeza que se lhe opõe...
    Ai, tem razão, tantos "quandos"!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Miguel Sousa Tavares é aquele senhor que se opõe à divulgação das escutas a Sócrates e Pinto da Costa porque foram obtidas ilegalmente, mas que ao mesmo tempo defende a acção da Wikileaks. Uma lógica imbatível.

    ResponderEliminar
  5. Meu Caro Miguel,
    claro, o Assange não é do FCP, ou da Internacional Social-Democrata...

    Meu Caro Bic,
    quiçá também, vendo o que escrevi, um EQUANDOR. Errante em vários sentidos, num que cá estou a pensar mais do que dizem próprio do Humano.

    Abraços

    ResponderEliminar