Blogues pastilha-elástica

São os que só falam das actualidades (sociais, políticas e outras). Interessantíssimas, neste cantinho habitado por pacóvios deslumbrados. Não leio esses blogues, pela mesma razão que não leio jornais nem como pastilha-elástica. Gosto de coisas que perduram. Poder tirar um livro com cem anos da estante ou um disco com trinta do armário ou um vinho com vinte da garrafeira, e senti-los eternos, não tem preço. O resto é efémero. E não tenho espaço — mental ou outro — para armazenar lixo.

4 comentários:

  1. Eu acho que o mal está em quando são uma pastilha, não na elasticidade que sempre procurei, como agilização da linguagem e do pensamento, desde a minha boa vontade vetusta para com o Surrealismo.
    Pode-se escrever interessantemente sobre tudo e redigir sobre o que vem â tona até pode ser um atalho para despertar curiosidades. O que importa é que os valores enquadrando não sejam papagaios (engenho levado pela ventania) e os seus veiculadores não sejam... papagaios (animal repetidor com pouca assimilação e racionalidade).
    Nem a torre de marfim, nem a escravatura ao vento, há que escrever sobre aquilo que apela à nossa vontade, sem programação.
    Abraço, Meu Caro João

    ResponderEliminar
  2. Paulo, equilíbrio, sensatez, bom gosto, compaixão, nobreza, sensibilidade, erudição e uma beleza diáfana de alma que não me cabe qualificar, são apenas alguns dos seus atributos terrenos.
    Que Deus o abençoe.

    ResponderEliminar
  3. Caro João, não posso concordar mais. Os assuntos do sistema, as modas, os faits-divers, o seu vocabulário, os seus esquemas de pensamento, o interesse é nulo. Elevação do espírito, certezas, constantes, valores perenes - isto é o que eu quero. Abraço amigo.

    ResponderEliminar
  4. Não lês jornais, João? Nem «O Diabo»? ;)

    ResponderEliminar