Serviço Público


Na sua obra, Julius Evola lançava um desafio aos homens que fossem capazes de manter-se em pé no meio de um mundo em ruínas. O blogue Ruin'Arte dá um novo significado a esta frase. Gerido pelo fotógrafo Gastão de Brito e Silva, o blogue faz um levantamento pormenorizado de inúmeros edifícios abandonados espalhados pelo país: moinhos, fábricas, templos, palacetes, sanatórios, e um longo etc. Pedaços do rico património histórico e arquitectónico nacional entregues o abandono, mas que o autor do blogue teima em não deixar cair no esquecimento.

4 comentários:

  1. Parece que com sacrifício pessoal e prejuízos avultados. O levantamento dá a verdadeira dimensão do fomos e do que nos tornámos.
    E pensar nessa cavalgadura que gere a C.M.L. sendo tão perdulária a ponto de facultar gruas e centenas de m2 de fachadas (prédios por cujas obras não zelou) a maltrapilhos para promover a decadência. Não sobrariam uns reais para promover o trabalho do Gastão?
    Este país está a saque. Autenticamente a saque.
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  2. É bem verdade, caro Bic Laranja. Eu até sou apreciador de arte urbana, mas parece-me que a autarquia está a "gozar com o pagode" quando faculta meios públicos para decorar com graffiti as fachadas de edifícios que deixou ao abandono. Sinceramente, nem acho que a avenida Fontes Pereira de Melo ou a Rotunda do Saldanha sejam os locais mais apropriados para uma obra daquele tipo. Em vez dessa atitude novo-riquista, faria muito mais sentido promover o trabalho de pessoas como o Gastão de Brito e Silva, um verdadeiro serviço público.

    ResponderEliminar
  3. É bom saber que tenho amigos... obrigado... ah!! e muita LUZ!!

    G;-)~

    ResponderEliminar
  4. Os amigos são mais do que imagina, caro Gastão. Continue o óptimo trabalho que tem vindo a desenvolver.

    ResponderEliminar