Riscas à Risca

Anda o Diabo nos EUA, por o congressista do Oregon David Wu ter adoptado uma conduta estranha, com a escrita de mensagens infantis aos colaboradores; e se ter vestido de tigre no Carnaval lá da terra, o Halloween. Faz-me estranheza tanta preocupação, como a incidência maior dela. Talvez por ser compatriota do Dr. Alberto João Jardim, nada de extraordinário vejo numa mascarada sazonal de um político, por muito avesso que seja a tais festividades. E toda a gente reconhece que o infantilismo é uma constante da política norte-americana, desde o uso semi-oficial de diminutivos à concepção de concorrer a cargos públicos como uma corrida (to run, em ambos os casos), à obrigatória piadinha de conserva nos debates e conferências de imprensa.
Mais grave me parece a confissão do visado, defendendo-se, de que tem andado sob o efeito de medicamentos que lhe teriam alterado as faculdades mentais. Isso sim, soa-me perigoso, ter num cargo de responsabilidade alguém que não está na posse plena dos seus recursos psíquicos.

Quando, de repente, percebi! O político em apreço é de origem chinesa. Ora, partilhamos a ideia, creio, de que na China o tigre é o símbolo por excelência do Poder. Num sistema que vive do espectáculo, deve alguém ter achado que se impunha uma denúncia dessa assunção pelo eleito, como avatar mais capaz da eterna e enganosa teorização da limitação dos poderes.
Não há como puxar pela cabeça!

3 comentários:

  1. A manhã tem destas coisas...
    Depois da ler a boa nova do João Marchante - parabéns e boa sorte nas novas funções ao Duarte Branquinho - tive dificuldades em entrar neste seu post, Paulo!
    Isto é que é entrada de Leão, hãa perdão, de Águia, pensei eu. Tomou posse hoje e já está a internacionalizar. E começa logo pelos States!!Mas depois a notícia parecia-me mais género Correio da Manhã que Diabo, que diabo!
    Enfim, agora já despertei.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pensando no eleitorado feminino ele estava a gabar-se
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  3. Meu Caro Pedro, foi verdadxeiramente infernal ter inadvertidamente começado o meu postal com a referência ao Maligno, logo antes de o Miguel Vaz anunciar a tomada de rédeas do homónimo estimável daquele pelo nosso Duarte!
    Mas quanto à abordagem de americanices no resistente Semanário, guarde-Se para novidades que talvez cheguem em breve.

    Hahaha, Caro Rudolfo. Há algum espaço acrescido para essa interpretação, se tivermos em mente que o Representante citado passou há pouco por um divórcio marcante.

    Abraços

    ResponderEliminar