Eu Hoje Acorrerei Assim...

Sem pinga de água na torneira, por culpa da ligação à distribuição da aberrante estação de caminho de ferro de que falei há dias, dou com a notícia de que o Sr. Sócrates volta a poder sorrir, ao despachar o Feitor Amaral para a TVI. O homem de mão para a (des)informação diz-se muito preocupado com a feição tabloidesca da cadeia televisiva. E para a combater vai buscar dois jornalistas conhecidos à outra corrente de transmissão, a pública. Devo asseverar que me parece um pretexto descabelado: os noticiários dos canais generalistas assemelham-se tanto como gémeos siameses. Os mesmos vinte a trinta minutinhos sobre a parangona do dia, ou enjoativa, como o escorropichar do caso Castro /Seabra, ou falhada, como o exagero das referências à arma eléctrica prisional que fracassou em electrizar o público prisioneiro destas redes emissoras. No resto, decalque da CNN de serviço em questões internacionais e, em tudo o mais, reprodução dos faxes das agências noticiosas e clips com as deslocações dos senhores ministros.
Nos canais especializados em actualidade que cada TV explora é que me parece haver diferença e menos falta de interesse. Suponho que será aí que se quererá mexer, de modo a assegurar à governação águas mais tranquilas. E os indícios do que aí vem são maus. Sem colocar em causa a competência de José Alberto Carvalho, lembro-o como um exemplo acabado do facciosismo informativo quando, posto perante a gritante desigualdade de tratamento dada ao BE dos primeiros tempos e aos outros partidos extra-parlamentares, arrumou a questão dizendo que se tratava de um critério editorial, como se tal dispensasse justificações acrescidas.
Ao menos a parcialidade do Khadaffi na ida para o éter corresponde a um esforço do próprio para salvar o pelo e, abstraindo da carnificina, chega a ser divertida.

5 comentários:

  1. Espero que esta não seja a foto da famosa gata, quando o almoço atrasa... Quanto à "caixa" que dá pelo nome de tv, o que vai diferenciando os canais, por agora, parece ser a ortografia das legendas! Abraço Caro Paulo.

    ResponderEliminar
  2. Tudo cheira mal
    Sem ofensa
    Rudolfo Moreira

    ResponderEliminar
  3. Por mim até podem pôr a Drª Edite Estrela a Directora, perdão, Diretora de Informação das três Estações de Televisão! Há muito que o meu canal de notícias é a Euronews. Nada de sensionalismos, a interpretação do que noticiam é deixada ao tele-espectador e ainda somos brindados, de meia em meia hora, com dois minutinhos "NO COMMENTS".
    Demais, entre oralidade em português com um pouquinho de "sótàque" e legendagem em "pretoguês abrasileirado", não tenho qualquer dúvida na preferência!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sem pinga de água, mas sempre com humor, e dando um banho de fina ironia ao pessoal, Amigo Paulo. Só não percebo por que carga d'água apelidas Tu de Feitor Amaral o Conde de Anadia... Ah, e já agora, estou com o Nosso Marcos: é esta a Tua tão falada Gata?
    Abração!

    ResponderEliminar
  5. Não, Amigo Marcos, a ninha bichana velhinha é pretinha e branca.

    Eu reconheço, Amigo Rudolfo. Já restabelecerazm o abastecimento, não aguentava mais a mola no nariz. Mas, conforme é sugerido, talvez a haja retirado prematuramente.

    O Euronews é excelente, Caríssimo Pedro, mas joga muito à sinistra para o meu gosto. Todavia, vejo-o, em cinco minutos fico mais esclarecido do que em hora e meia dos nossos.

    Meu Caro João:
    é que o Sr. Conde tem uma folha de serviço repleta de favores ao poder socrático que nos saiu na rifa.

    Abraços

    ResponderEliminar