Dentro do rectângulo


«A Espera é um Arame», peixe:avião.

Para não ser acusado de trazer a esta mesa apenas bandas da capital, hoje vou ao Minho buscar os peixe:avião. Provenientes de Braga, foram imediata e injustamente comparados aos Radiohead. É uma prática recorrente em Portugal, a de colar instantaneamente um rótulo às novas bandas, como se estas fossem uma réplica à escala de grandes agrupamentos internacionais. A comparação é injusta não porque o grupo de Thom Yorke deixe de ser uma excelente banda (que é, isso ninguém duvida, nem o João Marchante me deixava dizer outra coisa), mas porque os peixe:avião valem bem pelo seu próprio talento e originalidade. Quanto ao tema, faz parte do disco de estreia, «40.02», lançado em 2008. Entretanto, o ano passado, a banda voltou à carga com «Madrugada».

2 comentários:

  1. Em bem digo: quando quero aprender sobre música moderna portuguesa, consulto o Amigo Miguel Vaz. Grande som e grande postal!

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Miguel,
    atribuir o que sobressai a cópia da produção alheia é por cá tão fatal como o fado, na música como na literatura. Lembre-se o caso emblemático da padralhada romanceada de Oitocentos, com aqueles que só vão lendo os títulos a sentenciarem que o Amaro era uma cópia deo Mouret,quando até lhe era anterior.
    Abraço

    ResponderEliminar