Da Estética à Ética

Da passagem de hoje pelo Alfarrabista ficou-me uma surpresa comovedora: dentro de uma pequena biografia Daquele que viria a ser S. João de Brito encontrei este bilhete postal com as marcas do regime precedente. O apelo aos meus sentidos é grande, de forma que achei por bem combiná-lo aqui com a expressão dos meus sentimentos. Não sendo grande espingarda a detectar sinais nas peripécias que me sucedem, resolvi substituir as pseudo-regras interpretativas pelo arbítrio do apetecimento. E escrever Aos que têm a paciência mais do que Evangélica de me seguir.


Onde as Quinas da Monarquia, a Esfera do Império e o lema do Estado Novo latejam convido Cada Qual a ver um convite de Comunhão. Mas para Os que a tal simbologia se mostrem mais avessos, eu que sou alérgico ao espírito de facção, mesmo que transmutado dos partidos para os ordenamentos, incito-os a tomarem-nos como remissões para a Nação a que, hélas, não nos devemos envergonhar de pertencer, o Mundo que - e a que nos - abrimos e a Conciliação, com C grande.
Não digam é que a concepção não é superior à dos postalecos de hoje, a época em que se fala da privatização dos Correios, o que nem admira, quando Países que sempre deram mais importância aos ditos, ao ponto de lhes atribuírem pastas ministeriais, veja-se França Reino Unido, EUA, falam em enveredar pelo mesmo carreiro.
Agora, liga ou não liga admiravelmente com o cromatismo do blogue?
Queria dedicá-lo em especial ao minucioso Memorialista do Passado não muito longínquo que deixámos esbanjar, de Sua Graça blogueira Bic Laranja.

11 comentários:

  1. Tu és dos Primeiros, já se sabe, Caro João.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Perfeito.
    Objecto verdadeiramente bonito a guardar com todo o carinho.

    Obrigado por esta 'prenda'.

    Luís Afonso, a Oriente

    ResponderEliminar
  3. Grande achado, Caro Paulo! E na tríade simbólica está a alma do Portugal de sempre. Bem-haja!

    ResponderEliminar
  4. Caro Luís Afonso, do Nascente,
    já não dá prazer escrever aos Amigos, como este suporte proporcionava.

    Querida Margarida,
    ainda bem que gostou!

    Meu Caro Euro-Ultramarino,
    quem dera que este toque retro voltasse a estar na moda!

    Beijinhos e abraços

    ResponderEliminar
  5. Meu caríssimo Amigo, fico-lhe deveras penhorado pela especial menção. Só o seu benévolo conceito faz parecer que a mereço.
    O postal é sem dúvida marca desse mundo que esbanjámos. O exemplo que dá do destino a dar aos serviços postais demonstra-o. Nada a fazer: a tecnologia mascara de civilização o regresso ao feudalismo. É ou não é?
    Cumpts.

    ResponderEliminar
  6. Que maravilha de postal(is)!

    ResponderEliminar
  7. E, Caríssimo Bic, a um feudalismo degenerado que não visa já os equilíbrios sociais de protecção aos desvalidos contra abusos armados, antes quer favorecer a ganhuça desbragada, se necessário à custa dos pequeninos.

    Amicíssimo Átrida, o meu, o bloguesco, só por Vos consagrar.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Um magnífico postal, em todos os sentidos!

    ResponderEliminar
  9. Ná, o mérito é todo do designer do cartão, Caro Miguel.
    Ab.

    ResponderEliminar